Conteúdo oferecido por

Faculdade XP completa um ano com 8 mil alunos e amplia acesso à formação em tecnologia

Instituição de ensino da maior plataforma de investimentos do Brasil teve o processo seletivo mais concorrido do país e se consolida como uma referência

MoneyLab

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

A Faculdade XP, instituição de ensino da XP Inc., completa um ano neste mês. Baseada no modelo de Employer University, faculdade conectada à empresa, a instituição reúne mais de oito mil alunos ativos em cursos de graduação, pós-graduação, de extensão e bootcamps (aprendizado rápido e intensivo), e consolidou seu processo seletivo como o mais concorrido do país, com duas edições que somam quase 180 mil inscrições. No primeiro processo, a proporção de candidatos foi de 300 candidatos por vaga.

Como uma instituição de ensino que nasceu dentro da XP Inc., a Faculdade XP fortalece e dá continuidade ao legado da companhia, que sempre encarou a educação como instrumento de transformação social, com o objetivo de formar os próximos talentos de tecnologia e mercado financeiro.

“Estamos em uma fase de construção de reputação, em que cada aluno que escolhe a Faculdade XP é uma peça fundamental para o nosso sucesso. Sabemos que, ao atrair os melhores alunos, teremos uma base sólida para o crescimento e alcance dos nossos objetivos”, afirma Paulo Moraes, CEO da Faculdade XP.

Continua depois da publicidade

O executivo destaca ainda que os processos seletivos com vagas afirmativas para grupos minorizados alinhados ao modelo de ensino a distância resultaram em turmas de alunos de alto potencial de diferentes perfis e regiões do país. Segundo ele, essa diversidade enriquece a experiência, estimula a troca de conhecimentos, networking e o desenvolvimento de habilidades colaborativas essenciais para o crescimento profissional. No geral, 27% dos alunos das duas turmas são mulheres, mais de 40% são pretos e pardos, 45% são de estados do país fora do Sudeste e 24% têm 33 anos ou mais.

Experts do mercado compartilham experiências em aniversário de 1 ano da Faculdade XP

Transição de carreira em tecnologia 

Continua depois da publicidade

De olho nas chances de contratação em um mercado promissor, a maioria dos alunos que se candidataram para cursos ligados à área de tecnologia da Faculdade XP estão buscando uma transição de carreira. É o que aponta uma pesquisa realizada, entre novembro e dezembro do ano passado, pela própria instituição de ensino. Dentre os 7.500 respondentes: 54% buscam transição de carreira, 19% procuram conhecimento para ingressar na área, enquanto 14% já atuam no setor.

Para Paulo Moraes, CEO da Faculdade XP, a pesquisa fortaleceu a ideia de que as pessoas enxergam a área de tecnologia como uma das que oferecem mais oportunidades no mercado de trabalho: “A área de tecnologia atrai muitas pessoas em transição de carreira devido ao seu potencial de crescimento, ampla demanda por profissionais qualificados, salários competitivos, flexibilidade de setores e a oportunidade de trabalhar em um ambiente inovador”, ressalta o executivo.

Maytê Souza, 21, de Palhoça (SC), e Rodrigo Chaves Baptista, 23, de Volta Redonda (RJ), são dois exemplos de estudantes que foram aprovados no vestibular dos cursos de tecnologia da Faculdade XP e começaram a estagiar no primeiro semestre por meio dos convênios com empresas. Eles haviam migrado de cursos de outras áreas para a de tecnologia.

Continua depois da publicidade

Souza havia abandonado há cerca de um mês a faculdade de enfermagem em uma universidade pública e trabalhava como atendente de telemarketing quando decidiu seguir os conselhos de uma amiga e tentar uma vaga em uma das graduações da faculdade, em outubro do ano passado.

No curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ela descobriu a área em que realmente quer trabalhar e planeja no futuro ser especialista em programação: “Quero crescer na carreira e acho que essa minha motivação me faz ter um pouco mais de disciplina”, conta a estudante. Hoje, ela estagia na Intelbras, empresa especializada na produção de eletrônicos, e diz estar realizada.

Já Rodrigo Baptista decidiu mudar de curso no penúltimo ano da faculdade de Direito. Ele ingressou no ano passado na graduação de Sistema de Informação e hoje concilia as duas faculdades com o estágio na área de tecnologia. Com menos de um ano de curso, foi contratado como estagiário na Meta, empresa de tecnologia, e tem se dedicado aos estudos das linguagens de programação com o objetivo de se aperfeiçoar na área de programação.

Continua depois da publicidade

Planos para o futuro

Já para os próximos meses, a Faculdade XP irá empenhar sua energia no desenho da nova proposta educacional para suas pós-graduações: Arquitetura de Software e Soluções, Data Science & Machine Learning, Engenharia de Dados, Gestão Ágil, Desenvolvimento Full Stack, Ciência de Dados para o Mercado Financeiro e Segurança Cibernética.

Os quatro pilares do projeto serão o Hub de Conexões, para estimular conexões entre os alunos e criar oportunidades de negócios e carreira; as Masterclasses, que irão contar com experts para inspirar e aprimorar os conhecimentos das turmas; o Career Advisor (aconselhamento de carreira), em que os alunos terão direcionamentos exclusivos com especialistas; e, por fim, o Projeto Aplicado, substituindo o modelo tradicional do TCC e dando espaço à criação de uma solução criativa para uma situação real do mercado de trabalho.

“Com investimentos em tecnologia, infraestrutura e recursos, estamos comprometidos em proporcionar a melhor experiência possível aos nossos alunos, tanto de graduação quanto de pós-graduação. Nosso objetivo é oferecer uma formação de excelência, alinhada às necessidades do mercado e preparar nossos futuros profissionais para os desafios e oportunidades que terão pela frente”, reforça o CEO da Faculdade XP.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.