Conteúdo oferecido por

De apoio psicológico até robôs, como a XP vem atuando para ajudar o trader a obter resultados mais consistentes

Iniciativas ajudam a melhorar o desempenho do investidor e inclui relatório Trading Data, com scores individuais, grupo no Telegram e acesso à plataforma de robôs OnTick

MoneyLab

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

O objetivo final de todo investidor em renda variável é maximizar o potencial de ganhos e reduzir o das perdas, comuns em um mercado cuja volatilidade é uma de suas características. Para quem atua como day trader e que busca oportunidades de curto prazo ao longo de um mesmo pregão, o sobe e desce do mercado exige, além do conhecimento técnico, muito controle emocional e gerenciamento de riscos.

Para auxiliar os traders em sua complexa jornada, muitas vezes solitária, a XP começou há dois anos um projeto de assessoria voltada a este público. Os resultados positivos vieram, e a empresa está reforçando as equipes e incrementando os serviços para os day traders da plataforma de investimentos.

“Começamos a identificar que os traders atuavam muito isolados e sem apoio das casas e plataformas. O patrimônio líquido era um dos critérios para o atendimento nas mesas. E o day trader, por segurança, não coloca todos seus recursos no mercado. Assim, ficavam no final da fila, mesmo sendo um dos investidores que mais precisavam de informações e auxílio ao longo do pregão”, destaca o head da Assessoria Trader da XP, Gustavo Teixeira, se referindo a maio de 2021, quando o projeto Assessoria Trader foi criado.

Continua depois da publicidade

Os resultados obtidos surpreenderam: “Muitas vezes, bastava reduzir a mão do investidor, limitar o número de contratos operados e fornecer outras dicas para que ele se mantivesse atuante no mercado. Ganhando o tempo de tela necessário para aprender os caminhos e obter lucros”, afirma Teixeira.

O trabalho desenvolvido, que está sendo ampliado pela XP, tem como foco educar o investidor para além de aspectos técnicos, conforme explica Teixeira: “Alguns traders têm bastante conhecimento das ferramentas e de como o mercado funciona. Mas, trazem comportamentos ruins e que são igualmente ou até mais importantes para o bom desempenho. Como, por exemplo: falta de controle emocional e de gerenciamento de risco”, afirmou.

O trabalho da Assessoria Trader inclui conversas particulares para identificar fragilidades do investidor, entender seu operacional e orientar mudanças para buscar ajudar a melhorar a performance de cada trader: “Com ajustes simples e psicólogos para auxiliá-los na parte emocional, o desempenho tende a melhorar. É o investidor que precisa entender e respeitar seus limites, evitando os dias de fúria”, comenta Gustavo.

Continua depois da publicidade

Ele também afirma que a parte técnica responde apenas por 20% de uma estratégia vencedora. E que os outros 80% veem de controle emocional e gestão de risco.

Entre as ferramentas utilizadas para educar e auxiliar o investidor, há: o Papo de Trader (um encontro semanal e aberto para troca de experiências), um grupo exclusivo no Telegram (para o envio de notícias, fatos relevantes, a agenda do dia, além de relatório de suporte e resistência) e o Trading Data (um relatório quinzenal que já era enviado aos clientes da Clear e da Rico, e que chega agora aos traders da XP).

“No Trading Data, criamos o XP Score: uma nota composta por índices em que comparamos, por exemplo, as perdas máximas com o ganho médio do investidor. Ele pode revelar, em números, que um dia de fúria pode comprometer os ganhos acumulados ao longo de 10, 15 pregões. No relatório, o investidor tem acesso ao operacional dele em números de forma supercompleta”, explica Gustavo Teixeira.

Continua depois da publicidade

“Não operar em um dia de dificuldades pessoais também é operar. Se a pessoa está com problemas pessoais ou o mercado está muito volátil, é melhor ficar fora”, completou.

O trader da XP também tem acesso à plataforma OnTick, composta por robôs que executam as ordens programadas. Facilitando a vida de quem não tem tempo para acompanhar as telas ao longo do pregão.

“Ajuda quem tem dificuldade em controlar o emocional e permanecer dentro dos limites que estabeleceu para sair da posição, tanto no ganho como na perda”, explica Teixeira.

Continua depois da publicidade

O head da Assessoria Trader também destacou outro serviço que ajuda na jornada do trader: a múltipla conta da XP permite ao investidor ter diversas contas e operacionais que não se comunicam entre si. Sendo assim, como as garantias nas diferentes contas não se misturam, em um dia ruim para algum dos ativos/conta, os demais não são afetados.

“O objetivo da XP é dar todo o suporte para que o day trader obtenha sucesso no mercado. Abraçamos o investidor de forma 360º, com muita educação e ferramentas para que ele possa atuar da melhor forma possível”, diz.

“Também orientamos que ele diversifique, tenha parte dos recursos em operações intraday e invista os ganhos em swing trade, Renda Fixa, Fundos Imobiliários. Foco sempre em estratégias vencedoras. Queremos formar traders de mercado e não apenas de BM&F”, finaliza o head.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.