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Fintechs despontam como saída de gestão financeira em meio à crise

Fundada em junho deste ano, wiipo tem base de clientes da Senior, holerite digital e possibilidade de empréstimo consignado

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Head da wippo, Fernanda Ferraz
Head da wippo, Fernanda Ferraz

O nível de endividamento das famílias brasileiras chegou a 65% neste ano. A pandemia, e a consequente retração econômica, deixaram o cenário difícil para milhões de pessoas. Neste contexto, as fintechs se destacam como opção para ajudar na gestão financeira em meio à crise.

Por serem especializadas em resolver dores mais específicas de cada cliente e terem a tecnologia ao seu lado, sempre focando em inovação, as fintechs conseguem trazer agilidade para as rotinas de empresas e pessoas, otimizando processos que antes costumavam ser longos e morosos.

“São empresas que usam tecnologia para entregar serviços financeiros com custos menores, praticidade na contratação e facilidade no acesso”, diz Fernanda Ferraz, head da wiipo, fintech fundada em junho deste ano.

Com contratação 100% online para todos os produtos, sem nenhuma mensalidade ou taxa de adesão, a wiipo é a fintech da Senior Sistemas, desenvolvedora de tecnologia para gestão empresarial que há três décadas traz soluções inovadoras.

“A Senior tem uma base de 12 mil clientes e faz a gestão de folha de pagamento de 6 milhões de funcionários. Isso significa que 20% das folhas de pagamento do País passam pela empresa. Por isso entendemos que havia espaço para a criação da wiipo, para oferecer um serviço prático, eficiente e de gestão inteligente para a sociedade”, diz Fernanda.

Diversos produtos financeiros em uma só plataforma

A wiipo atende pessoas jurídicas e pessoas físicas atreladas às empresas, como colaboradores, autônomos e oferece produtos como crédito consignado e antecipação de títulos e cartão.

Um dos diferenciais está em não ser uma fintech de um produto só. A companhia se define como uma plataforma de serviços e já nasce no conceito de open banking, onde o cliente é o dono dos seus próprios dados e escolhe com quais instituições financeiras quer compartilhá-los.

Além disso, conta com emissão e gestão de boletos integrados aos ERPs da Senior para as empresas, auxiliando na otimização de diversas rotinas operacionais. A proposta é conectar diversos players da área de serviços financeiros, servindo como um marketplace inteligente e integrado para o cliente.

A startup também está se preparando para o PIX, o serviço de pagamentos instantâneos que garante realização de transferências e pagamentos instantâneos atualmente em desenvolvimento no Banco Central.

Além de ter o total poder de escolha sobre as soluções, o usuário consegue fazer tudo isso de forma automatizada, por meio de uma ferramenta inteligente. “A partir do acesso aos dados dos clientes conseguimos sugerir os melhores produtos customizados e acelerar e facilitar o dia a dia das empresas, encurtando processos que hoje são dolorosos”, explica Fernanda.

 Educação financeira como propósito

Um dos pilares da wiipo é a educação financeira. “Queremos que, além da experiência mais simples e facilitada, as pessoas tenham uma visão mais ampla sobre o seu dinheiro”, diz Fernanda.

Um dos produtos da startup é o Holerite Digital, que permite que os colaboradores de empresas conveniadas consigam visualizar seus demonstrativos de pagamento na palma da mão, via app da wiipo. O diferencial neste caso é o fato de a empresa atuar de forma integrada com a solução de Gestão de Pessoas, o HCM da Senior, tecnologia líder nos RHs.

O aplicativo ainda conta com informe de rendimentos e dicas de educação financeira para a melhor percepção sobre os salários e com a finalidade de ajudar os colaboradores a construírem uma reserva de emergência ou começar a investir, por exemplo.

Na carteira de produtos da wiipo também há opção de crédito consignado, que ajuda as pessoas a estruturarem seu planejamento financeiro e reduzir dívidas já contratadas.

“Isso faz parte do nosso propósito, que é levar saúde financeira e acesso a serviços financeiros com muita inteligência e poder de escolha, oferecendo opções mais interessantes para os clientes finais, sejam pessoas ou empresas”, diz Fernanda.

Criada em meio à crise para resolver as dores dos clientes

Apostando nessa vocação de inovar, a wiipo foi criada em meio à crise para propor uma gestão cada vez mais inteligente.

“Estávamos em um momento que as empresas e pessoas buscavam serviços de crédito para conter a crise que se iniciou com a pandemia e tínhamos três produtos de crédito na mão para disponibilizar. Olhando para este cenário, ficou claro que precisávamos agir para auxiliar na contenção do caos financeiro que estava acontecendo no momento”, finaliza a executiva.

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