Publicidade
O Índice de Automação do Mercado Brasileiro, criado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil com apoio da empresa de pesquisas GfK, indicou crescimento do uso de tecnologia dentro das empresas brasileiras de 4% de 2018 para 2019. E o número deve apresentar alta expressiva este ano.
O que muitas empresas já perceberam é que adotar soluções que ajudam a agilizar processos é fundamental para atravessar momentos difíceis e também para navegar em fases boas. A ideia é que o tempo gasto com processos repetitivos com diferentes níveis de aprovação ceda espaço para questões estratégicas.
Continua depois da publicidade
O BPM permite substituir solicitações, aprovações e trâmites em planilhas ou papel por processos com formulários e fluxos que facilitam a gestão das demandas de todas as áreas, trazendo mais transparência e velocidade.
Segundo Maycon Edinger, Head de Produto da Senior Sistemas, a ferramenta pode ser usada em qualquer setor e área de atuação. “Toda empresa possui processos e o BPM pode ajudar em todas elas, desde uma simples solicitação de férias e aprovação de um contrato, até grandes processos de extrema complexidade, que envolvem muitas pessoas, etapas ou decisões, permitindo executar cada etapa com confiabilidade e rastreabilidade”, explica.
Produtividade, economia, velocidade e compliance
Continua depois da publicidade
Ao tornar processos automatizados há uma desburocratização nas companhias e um consequente ganho de tempo para os funcionários envolvidos, o que ajuda a aumentar a produtividade e redução de custos. Outro ponto é o ganho de velocidade nas decisões.
“Quando uma nova ideia ou produto surge, um BPM eficaz ajuda você a ser um dos líderes, não um dos seguidores que chegou tarde demais para aproveitar do novo mercado”, diz Edinger.
Além disso, a ferramenta garante que a empresa esteja atualizada com os requisitos complexos de conformidade, regulamentação e governança corporativa. Outras vantagens são a garantia de atendimento ao compliance, mensuração e dimensionamento das demandas de trabalho, integração com as demais soluções Senior, e outras soluções no mercado por meio de API´s e tomada de decisão centralizada de processos distintos (sistemas e áreas diferentes) em uma única Central de Tarefas.
Continua depois da publicidade
Em 2018, a Fiep, entidade de representação da indústria paranaense, sentiu a necessidade de implantar uma ferramenta de gestão de pessoas, que suportasse a transformação da cultura organizacional aos novos padrões e modelos do mercado.
De acordo com Juliano de Souza, gerente de RH do Sistema Fiep, com a utilização das inovações da Senior, em pouco mais de 6 meses, já foi possível ver resultados como uma redução de 40% no tempo operacional com a utilização do BPM e de 35% no custo de projetos.
“Para os gestores, permitiu mais facilidade em processos decisórios e aprovações. O gestor passou a ter acesso a todos os dados e serviços de sua equipe disponíveis pela internet ou apps e pôde avaliar e tomar as melhores decisões de forma fácil e ágil”, diz.
Continua depois da publicidade
BPM: entenda tudo o que essa tecnologia traz
O BPM da Senior é oferecido de forma mais ampla aos clientes. “Nós temos uma suíte de Transformação Digital para um apoio mais amplo, que engloba o BPM em si, uma solução de GED (para Gestão Eletrônica de Documentos) e a fábrica de BOTs em um formato inicial sem custo, bastando se cadastrar no site para habilitar a solução”, explica.
Para finalizar, há a facilidade no uso da ferramenta. De acordo com o executivo, a Senior, que tem mais de 12 mil clientes, possuímos uma solução chamada ‘no-code’, onde nenhuma programação é necessária, ou ‘low-code’, com pouco conhecimento técnico para criar fluxos bastante complexos. “A Senior visa apoiar empresas que querem se transformar por uma questão estratégica ou mesmo por necessidade”, finaliza Edinger.
You must be logged in to post a comment.