Conteúdo oferecido por

Como avaliar e escolher o melhor investimento a longo prazo?

Saiba o que é mais importante na hora de escolher seus investimentos

Ana Julia Rodrigues

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Fazer investimento de longo prazo é fundamental para alcançar a independência financeira e projetar um futuro com maior estabilidade e qualidade de vida. Muitas vezes, no entanto, o investidor não sabe identificar quais são os melhores fundos para depositar recursos, tendo em vista as diversas possibilidades no mercado.

Pensando na importância do investimento para um planejamento financeiro eficaz, elencamos alguns esclarecimentos sobre o assunto e dicas para ajudá-lo a escolher as melhores aplicações.

Qual a importância de investir a longo prazo?

Uma das principais recomendações feitas por especialistas em finanças para quem planeja alcançar uma vida mais equilibrada é apostar em fundos de aplicação a longo prazo.

Continua depois da publicidade

Afinal, isso contribui para a organização pessoal e permite uma maior economia de dinheiro. Com a regularidade dos investimentos, é possível constituir reservas para a realização de projetos futuros e alcançar a independência financeira.

Como escolher o melhor investimento a longo prazo?

Listamos algumas dicas para que você saiba escolher os fundos mais adequados de acordo com o seu planejamento pessoal.

Defina objetivos de longo prazo

O primeiro passo para definir o investimento ideal é avaliar quais são seus objetivos de longo prazo, ou seja, quais projetos você deseja realizar futuramente. A partir dessas motivações pessoais, será possível reorganizar suas finanças, elaborar um planejamento alinhado às expectativas e estabelecer estratégias para aplicá-lo.

Publicidade

Pesquise as opções do mercado

Posteriormente, será importante pesquisar quais são as melhores opções de investimento no mercado. Nessa etapa, devem ser verificados fatores como rentabilidade, segurança da aplicação e possibilidade de retirar os recursos do fundo ao longo dos anos. Vale destacar que o ideal é montar uma carteira diversificada, de acordo com os objetivos definidos.

Entenda seu perfil de investidor

Uma dica importante para selecionar os melhores fundos é analisar o seu perfil investidor. Nessa fase, é indispensável avaliar sua experiência no mercado financeiro e aptidão para fazer aplicações de risco. Dessa forma, será possível identificar qual a carteira mais adequada para você — e se ela deve ser mais conservadora ou arrojada.

Por que o seguro de vida é uma boa alternativa?

O seguro de vida é uma maneira de “investir” a longo prazo, e pode ser indispensável para a concretização de projetos futuros. Isso porque ele oferece proteção financeira à unidade familiar em casos de ausência ou de incapacidade de um dos integrantes continuar trabalhando.

Continua depois da publicidade

Sem dúvidas, essa garantia atribui tranquilidade para a manutenção do planejamento e do padrão de vida, caso um dos familiares venha a faltar. Afinal, a impossibilidade de gerar receita, por exemplo, pode comprometer de maneira significativa a reserva de investimentos construída ao longo dos anos.

Além disso, existem diferentes tipos de coberturas de seguro de vida, como a de invalidez e de doenças graves. Elas garantem indenização ao segurado, ainda em vida, a fim de garantir a qualidade de vida em casos de imprevistos com a saúde que comprometam o trabalho.

O investimento a longo prazo é fundamental para um planejamento equilibrado. Por meio dele, é possível constituir fundos que assegurem a independência financeira e a proteção patrimonial. Se você pretende investir para o futuro e usufruir dos benefícios dessa prática, o primeiro passo é definir objetivos claros e fazer uma pesquisa de mercado de modo a encontrar as aplicações mais adequadas ao seu perfil de investidor.

Publicidade

Simule sua proteção financeira.