Publicidade
Na hora de fazer um investimento, escolher uma aplicação que una rentabilidade, prazo de investimento e que seja adequada ao perfil de investidor é um dos maiores desafios, principalmente sem ajuda profissional. Renda fixa ou variável, ter um portfólio diversificado é fundamental para garantir boas rentabilidades, se prevenir de possíveis quedas do mercado e criar um fundo de emergência. Mas como saber qual é o produto mais indicado? Uma nova ferramenta da Rico quer ajudar os investidores a responder essa pergunta.
Através do novo simulador de investimentos, os clientes da Rico terão a possibilidade de comparar todos os produtos disponíveis no mercado financeiro como taxas, características e rentabilidade histórica. Por meio dele será possível simular e comparar produtos de renda fixa como CDB, LCI, LCA e Tesouro Direto, além de fundos (de renda fixa, multimercados, de renda variável e de ações), sempre utilizando como referência a rentabilidade histórica da poupança, do Ibovespa e a taxa do CDI.
De acordo com a Rico, esse é o primeiro simulador do mercado financeiro que contém informações históricas de todos os produtos disponíveis no mercado, como Tesouro, bancos e corretoras. Por meio dele, o investidor que já tem em mente quais produtos quer investir consegue simular retornos históricos e comparar investimentos que tenham em outras instituições com os oferecidos pela Rico. “Somos a primeira empresa de investimentos a oferecer ao cliente final um simulador de investimentos completo, onde ele consegue simular e comparar qualquer investimento, de qualquer instituição no Brasil”, conta Pedro Boesel, Head Comercial da Rico.
Continua depois da publicidade
Quer simular os seus investimentos? Abra uma conta na Rico
Outra funcionalidade do simulador é a possibilidade de testar a rentabilidade de carteiras de investimentos. Basta inserir o valor que se pretende investir em um ou mais produtos e o resultado será a média da rentabilidade histórica de 12 meses de cada produto escolhido para a carteira hipotética. “Isso permite que o cliente simule sua carteira global e tenha visão do retorno consolidado dos seus investimentos”, explica Boesel.
Além do simulador, a Rico também anunciou o novo “Especialista Virtual” que, alinhado com as tendências dos serviços conversacionais online, ajudará os clientes da instituição a investir por meio de sugestões de investimentos de acordo com o perfil, objetivos e interesses indicados durante a “conversa”.
Continua depois da publicidade
Quando o cliente faz login em sua conta, o BOT identifica as informações essenciais dele como, por exemplo, se já possui investimento, se tem saldo disponível em conta e seu perfil de suitability. São então feitas diversas perguntas para que a tecnologia cruze informações essenciais com as respostas do cliente. Dentre as questões estão o prazo que o cliente pretende investir o dinheiro, o valor que pretende aplicar, o que espera ter como retorno do investimento (ganho constante acima da inflação, ganhos pontuais para buscar rendimento maior no longo prazo ou maximizar o potencial de ganho mesmo exposto a maior risco). Critérios como liquidez (prazo para resgatar a quantia) e em qual produto gostaria de aplicar também são questionados pelo BOT.
“O Especialista Virtual auxilia aquele cliente que ainda não é um expert em investimentos e se vê inseguro diante de tantas opções de investimento disponibilizadas pela plataforma da Rico. Ele traz uma indicação de um produto sob medida para o cliente, levando em consideração seu perfil de risco, objetivo de investimento, liquidez pretendida, entre outros fatores”, afirma Boesel. Após captar todas as respostas, o Especialista Virtual faz uma sugestão de aplicação para o investidor, que pode optar por investir no produto aconselhado ou ver outras opções.
Com relação às duas novas funcionalidades, que são exclusivas para clientes da Rico, Boesel conclui: “Ambas as tecnologias visam empoderar o cliente e trazer confiança em sua decisão de investimento. Elas reforçam na prática nosso compromisso de promover a melhor experiência para nossos clientes, posicionando a marca Rico como referência quando falamos sobre serviços digitais”.
Continua depois da publicidade
Quer investir e não sabe em qual aplicação? Pergunte ao Especialista Virtual da Rico
Este material foi elaborado pela Rico Investimentos, que é uma marca da XP Investimentos CCTVM S.A. (“Rico”), e tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como sendo material promocional, solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A Rico não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. Os instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A Rico não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. RENTABILIDADE PASSADA NÃO É GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. A Rico se coloca à disposição para clientes que desejam obter informações, tirar dúvidas ou fazer reclamações por meio de seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). O contato do SAC é o telefone 0800 774 0402. A Ouvidoria da Rico tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 771 5454. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.rico.com.vc. ESTA INSTITUIÇÃO É ADERENTE AO CÓDIGO ANBIMA DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS PARA ATIVIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS DE INVESTIMENTO NO VAREJO. SUJEITO A DISPONIBILIDADE DE LASTRO. A RENTABILIDADE NÃO É LIQUIDA DE IMPOSTOS. OS RESULTADOS ACIMA SÃO BASEADOS EM UMA SIMULAÇÃO E OS RESULTADOS REAIS PODEM SER DIFERENTES..