Publicidade
No ano passado, a energia solar se tornou a segunda maior fonte na matriz elétrica do Brasil. A alternativa representa hoje 14,3% da matriz, ficando atrás apenas da fonte hídrica, que tem participação de 51,2%, de acordo com números da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
O avanço reflete benefícios econômicos oriundos da instalação de usinas fotovoltaicas de pequeno e médio porte em diversos estados e a democratização do acesso a este investimento, através das linhas de financiamento, para a população. Não é por acaso que cada vez mais residências e pequenos e médios negócios estão aderindo à instalação de painéis fotovoltaicos.
A opção se traduz em um recurso limpo, renovável e de baixo impacto ambiental, que pode diminuir a conta de luz em até 90%, de acordo com o banco BV, maior financiador de energia solar do país.
Continua depois da publicidade
Linha de crédito
São Paulo é o estado que tem a maior potência instalada de energia solar do Brasil, com 13,7% de participação. Minas Gerais está em segundo lugar, com 13,1%, de acordo com a Absolar.
O banco BV oferece linhas de crédito para financiar até 100% dos projetos. “O primeiro passo para fazer a instalação é simular para o seu padrão de consumo, qual seria o tamanho da potência do projeto e a área necessária de telhado. O passo seguinte é uma visita técnica de um profissional especializado, que avaliará as condições do local e adequará o projeto solar às especificidades da sua residência ou negócio, disponibilizando o orçamento e as condições de financiamento disponíveis Com a decisão tomada, o cliente pode acessar a linha de crédito do BV, em um processo totalmente digital e sem fricção”, diz Mariana Granata, superintendente de Solar do banco BV.
Continua depois da publicidade
Com uma carteira de crédito de R$ 4,7 bilhões no primeiro trimestre de 2023, e mais de 17 mil parceiros técnicos habilitados, o BV aumenta as facilidades de financiamento como alternativa para residências, comércios e propriedades rurais. “Mantemos essa linha de crédito desde 2017. Nosso objetivo é contribuir cada vez mais para a democratização da energia solar no país”, diz Mariana Granata.
Instalação de painéis fotovoltaicos
Hoje, qualquer pessoa que tenha uma área para acomodar os painéis fotovoltaicos pode instalar as placas solares. O valor da instalação varia de acordo com a tecnologia dos equipamentos, a potência do sistema e a localização do imóvel.
Continua depois da publicidade
O funcionamento é simples: os painéis captam os raios solares e geram energia que pode complementar o abastecimento tradicional. Neste sistema híbrido, os imóveis continuam conectados à distribuidora local. Quando não há sol, o sistema puxa eletricidade da companhia fornecedora. Por outro lado, se houver excesso na produção dos painéis, o excedente é direcionado para a distribuidora, o que gera créditos para o consumidor.
Há também a opção de instalar um sistema autônomo, que substitui a rede elétrica tradicional. Trata-se de uma alternativa para lugares afastados das cidades. Nessa categoria, a energia excedente gerada pelas placas fotovoltaicas pode ser armazenada em baterias. Dessa maneira, é possível garantir a alimentação em dias chuvosos, nublados ou durante a noite.
Vantagens da energia solar
Continua depois da publicidade
Os consumidores que contam com energia solar passam a ter previsibilidade dos gastos com energia ao não serem mais surpreendidos com alteração nas bandeiras tarifárias, por exemplo. Outra vantagem é que a instalação de painéis fotovoltaicos se traduz em um diferencial na infraestrutura dos imóveis, o que agrega valor no momento da venda.
As placas têm baixo custo de manutenção e duram, em média, 25 anos. O custo mensal do financiamento para a instalação do sistema, pode ser similar aos gastos com energia, a depender do prazo do financiamento.
“Em geral, as parcelas têm um custo similar à conta de luz, com isso, não geram impacto significativo no orçamento familiar, uma vez que o valor que era dedicado à conta de luz passa a ser destinado para o financiamento, e após a sua quitação, mantendo o padrão de consumo, há o benefício de pagar apenas o custo de disponibilidade durante a validade das placas “, diz Mariana.
Mais informações sobre o financiamento de energia solar pelo banco BV podem ser acessadas no site.