Quando o assunto é Renda Variável (RV), o mercado brasileiro vem experimentando anos de um forte crescimento na base de pessoas físicas que investem na B3. Só no segundo trimestre, a bolsa registrou um volume de 4,4 milhões de CPFs cadastrados, 40% superior a igual período do ano passado.
Em dezembro de 2018, este número não chegava a 815 mil pessoas. A diversificação do tipo de ativo disponível na B3 também é maior, com produtos como BDRs, Fundos Imobiliários (FIIs) e ETFs atraindo a atenção.
Se não bastasse o cenário desafiador composto por um mar de pessoas físicas dando os primeiros passos no mercado e tendo que escolher produtos em um leque cada vez mais diversificado de ativos, os últimos anos foram de forte volatilidade na RV.
É neste contexto que uma assessoria de investimentos e uma mesa dedicada às operações de RV ganham relevância e podem ser decisivos para proteger o patrimônio do cliente no curto prazo e potencializar ganhos de médio e longo prazos.
Na Messem Investimentos, escritório de agentes autônomos associado à XP com mais de R$ 23 bilhões sob custódia, os últimos anos foram de crescimento na Mesa de RV Premium da casa.
“Foram anos difíceis no mercado, o que aumentou a necessidade de um trabalho dedicado. Por incrível que pareça, 2020 e 2021 foram os melhores anos da nossa mesa de RV”, comenta William Teixeira, head da área de Renda Variável da Messem, acrescentando que trabalhar muito próximo dos clientes nos piores momentos da volatilidade dos últimos anos deu resultado e reforçou atributos importantes de uma assessoria de investimentos e da realização de operações por uma mesa de RV.
“A crise gera oportunidade de mostrar o trabalho. Bolsa não é cassino, precisa de conhecimento técnico, entender o mercado e saber montar boas estruturas de investimentos.”
Entre as vantagens de realizar operações pela mesa RV Premium da Messem, uma das primeiras casas a oferecer o serviço aos clientes, está a personalização do atendimento para o segmento Private e o acompanhamento mais próximo e ágil de um especialista para a carteira buscando novas oportunidades.
Teixeira explica que, quando o cliente procura o escritório, é realizado um trabalho reativo de análise da carteira e readequação do portfólio. Por outro lado, os assessores também propõem mudanças ao identificar oportunidades que surjam no mercado, de forma ativa.
O head da Messem, eleito o melhor escritório parceiro da XP Investimentos nos anos de 2014, 2016 e 2019, comenta que a realização de operações na bolsa pela mesa dedicada é mais comum nos investidores que fazem aportes de médio e longo prazo, diferentemente dos que atuam como traders e têm tempo para acompanhar o dia a dia da bolsa e o pregão.
“O trader ou investidor de alta frequência opera sozinho, até por questões de custo e por ter capacidade de tomar decisões. O nosso principal cliente tem recurso, mas não tem tempo e busca nossa assessoria que tem o objetivo de tirar a carteira dele do óbvio, do simples, e buscar estruturas mais sofisticadas, preparadas para solavancos do mercado”, comenta Teixeira, lembrando que tem muito produto na bolsa que está fora da prateleira, ou “do óbvio”, e que pode ser interessante dependendo do perfil do cliente.
O executivo da Messem lembra que embora o trabalho da mesa de RV seja executar as ordens enviadas pelo cliente, se em algum momento ele solicitar algo que possa comprometer o desempenho é papel do assessor alertá-lo.
“Se o cliente liga querendo, por exemplo, comprar determinadas ações há 20 dias de uma eleição, antes de executar tem que entender aquela demanda e ver se há outras estruturas, mais sofisticadas, para propormos que ele busque utilizar como proteção daquele movimento.”
O head da Messem cita que não há volume mínimo para realizar operações pela mesa dedicada, apenas o perfil do cliente deve estar adequado. O ideal é que seja um cliente com perfil Suitability agressivo ou moderado.
Investir em uma mesa premium com a Messem tem diversos diferenciais e vantagens, tais como isenção de risco operacional e personalização de estratégia. Inclusive, faz parte do histórico da empresa que, em 2019, a XP Investimentos criou e concedeu o Selo Eficiência Renda Variável, reconhecendo as empresas que cumprem as regras exigidas e auxiliam os clientes com maestria e solidez no mercado de renda variável. Para ter acesso a mais informações, acesse o site.