Vou juntar R$ 700 por mês para comprar um carro; onde investir?

Eduardo Jorge Andalaft, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitora do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Gostaria de uma orientação: não tenho nada guardado e vou começar a juntar cerca de R$ 700 por mês, com o objetivo de comprar um carro daqui a 15 meses. Qual é o melhor investimento?

Leitora: Poliana

Newsletter

Liga de FIIs

Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Eduardo Jorge Andalaft, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Sra. Poliana,

Parabenizo pelo seu planejamento e poupança dos recursos, para só depois comprar o bem. É assim que deveríamos fazer, porém por fatores diversos acabamos optando pela compra imediata e sem recursos próprios.

Continua depois da publicidade

Em função do prazo curto (15 meses) restam poucas opções de Investimentos, mas é possível obter ótimas rentabilidades. Antes de mais nada é preciso pesquisar entre as Instituições que você trabalha e procurar aquela que te ofereça a menor taxa de administração e ou a melhor taxa de rendimento.

Entre as opções de Investimento: a) CDB indexado ao CDI que possuem liquidez diária e uma Taxa de Remuneração que varia entre 90% a 110% CDI. b) Fundos de Investimentos que cobram taxa de Administração, tente encontrar algum fundo que cobre Taxa de Administração menor que 2%a.a.

Neste momento prefira os Fundos de Renda Fixa com juros pós-fixados, por que o Banco Central continua no processo de subida de Taxas para tentar controlar a inflação que também ainda está fora do centro da Meta (4,5%).

Continua depois da publicidade

Dê preferência para fundos de longo prazo e atente se possível para tentar deixar o maior prazo possível aplicado, pois os rendimentos estão sujeitos à alíquota de IR e diminuem conforme o prazo aplicado.

Com relação à Poupança neste momento eu não recomendo, mesmo com toda a segurança e isenção de I.R. por que elas estão remunerando abaixo do CDB e Fundos, mas como escrevi acima fique atenta nas taxas oferecidas e cobradas e postergue o máximo possível (15 meses) o resgate dos recursos.

Eduardo Jorge Andalaft é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

Continua depois da publicidade

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas no formulário http://develop.infomoney.com.br/onde-investir/infomoney-responde-formulario-pergunta