Tesouro Direto: otimismo com reforma é abalado por Treasuries e taxas de prefixados recuam até 11,28%

Dia é de suspensão nos negócios do Tesouro IPCA+2055, devido ao pagamento de cupom, que ocorre no próximo dia 16 de novembro.

Bruna Furlani

(Getty Images)

Publicidade

A alta nos rendimentos dos Treasuries (títulos do Tesouro americano) na manhã desta quinta-feira (9) acabou afastando movimentos mais otimistas no mercado de títulos públicos do Tesouro Direto e nos juros futuros, que poderiam ter visto uma sessão de recuos mais expressivos.

Na segunda atualização do dia, as rentabilidades oferecidas por títulos prefixados apresentavam leve queda, enquanto os retornos de papéis atrelados à inflação recuavam ou rondavam perto da estabilidade.

Daniel Leal, estrategista de renda fixa da BGC Liquidez, afirma que a expectativa é que quinta-feira fosse melhor para os juros após a aprovação da reforça tributária no Senado, na véspera (8).

Newsletter

Liga de FIIs

Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Mas esse movimento foi contrabalanceado pela alta dos Treasuries no exterior, que estão abrindo 7 bps [7 pontos-base ] depois de várias sessões de queda desde a reunião do Fomc”, afirma o estrategista.

Por volta das 12h (horário de Brasília), os rendimentos entregue pelo título de dez anos estavam em 4,564%, acima dos 4,527% vistos no pregão anterior.

Segundo Leal, as preocupações de que as taxas nos Estados Unidos ficarão altas por mais tempo continua pesando no mercado. De acordo com o monitor do CME Group, a expectativa por uma manutenção dos juros na próxima reunião do Federal Reserve (Fed, banco central americano) em dezembro está em 90% atualmente.

Continua depois da publicidade

A quinta-feira (9) também será de mais comentários de dirigentes do Fed e do próprio presidente da autoridade monetária, Jerome Powell.

Na segunda atualização do dia, o maior juro entregue por prefixados era de 11,28%. O retorno era oferecido pelo Tesouro Prefixado 2033, que ontem (8) oferecia uma taxa de 11,31%.

O dia é de suspensão nos negócios do Tesouro IPCA+2055, devido ao pagamento de cupom, que ocorre no próximo dia 16 de novembro.

Continua depois da publicidade

Por regra do Tesouro Direto, o investimento em títulos que têm cupom de juros é suspenso quatro dias úteis antes da data do pagamento. Da mesma forma, há mudanças nos resgates, que são interrompidos dois dias úteis antes do pagamento do cupom.

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto na manhã desta quinta-feira (9):

Fonte: Tesouro Direto

Reforma tributária é aprovada

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (8), o parecer do senador Eduardo Braga (MDB-AM) para a Proposta de Emenda à Constituição que trata da reforma tributária dos impostos sobre o consumo. Foram 53 votos favoráveis e 24 contrários ao texto nos dois turnos − eram necessários ao menos 49 votos (ou seja, o equivalente a 3/5 da casa legislativa).

Continua depois da publicidade

Como houve modificações em relação à versão aprovada pela Câmara dos Deputados, a proposta precisará passar por nova análise na casa iniciadora. Para que seja encaminhada à promulgação do Congresso Nacional, é preciso que as duas casas legislativas aprovem a mesma versão no mérito.

Entre as principais alterações propostas pelo texto formulado por senadores estão mudanças nos benefícios ao Centro-Oeste e Nordeste, além da cesta básica “estendida” e cashback. Entenda todas as alterações.