Tenho um sítio que só dá despesa e vou vendê-lo; onde investir o valor da venda?

José D' Araújo Fernandes da Costa Jr, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta
Possuo um sítio que vale R$ 1,5 milhão, mas, no momento, a propriedade só tem me gerado despesas e estou pensando em vendê-la. Gostaria de saber quais seriam as boas opções de investimentos que teria com este valor. Leve em conta que meu objetivo é liquidez mensal ou semestral, baixo risco e não perder para a inflação.

Leitor: Gabriel

Resposta de José D’ Araújo Fernandes da Costa Jr, CFP, Planejador Financeiro Certificado pelo IBCPF
Sr. Gabriel, 

Newsletter

Liga de FIIs

Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Parabéns pela sua preocupação em rentabilizar melhor o seu patrimônio. Estou pressupondo pela sua pergunta que você gostaria de transformar o seu sítio em um ativo que lhe gere renda mensal ou semestral com baixo risco e preservação contra a inflação. Também estou pressupondo que este recurso pode ser destinado a investimentos de longo prazo. Considerando esses objetivos, seguem algumas opções:

Tesouro IPCA + com juros semestrais (NTNB), do Tesouro Direto, é considerado um título de baixo risco, devido emissor ser o Tesouro Nacional, paga juros semestrais e hoje esta remunerando algo em torno de IPCA (inflação) + 6,4% ao ano. Existem vários prazos de vencimento para este título e sugiro que você procure os prazos que melhor se adaptam às suas necessidades. Deve-se considerar o risco de marcação a mercado do título em caso de resgate antes do vencimento.

CDB, LCI e LCA são opções que acredito que devem fazer parte do seu portfólio devido a necessidade de diversificação. Geralmente as melhores taxas são encontradas nos títulos com prazos de resgate superiores a 12 meses e não geram pagamentos mensais ou semestrais. As LCIs e LCAs são isentas de imposto de renda. No CDB, LCI e LCA você fica exposto ao risco de credito da instituição financeira, porém existe a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) até o valor de R$ 250 mil, por CPF e por instituição financeira.

Continua depois da publicidade

O percentual de alocação em cada título deve ser avaliado em função do tempo disponível para o investimento, necessidade de liquidez e objetivos de rentabilidade, sendo necessária uma melhor avaliação antes de definir uma alocação. 

Existem outras opções indicadas somente para quem tem boa tolerância ao risco e horizonte longo de investimento que são os fundos imobiliários, debentures incentivadas e ações de dividendos.    

É importante que você diversifique as suas aplicações, revisando-as periodicamente para verificar se estão adequadas as suas necessidades e objetivos. 

Continua depois da publicidade

José D’ Araújo Fernandes da Costa Jr é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas por meio da plataforma Ganhe Mais. Cadastre-se gratuitamente e tire suas dúvidas com planejadores certificados e capacitados.