Tenho 18 anos e invisto em CDB e na previdência; são boas escolhas?

José Portela, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Tenho 18 anos e trabalho na empresa do meu pai. Recebo uma quantia significativa, contudo todas as minhas despesas são pagas pelo meu pai.

Hoje, tenho investimentos em bancos: CDB e previdência. Gostaria de saber se estou investindo da melhor forma possível e também se vale a pena uma diversificação. Posso fazer maia investimentos e não quero manter um dinheiro que não preciso no momento na conta corrente.

Newsletter

Liga de FIIs

Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leitor:  F.

Resposta de José Portela, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

O sucesso de qualquer investidor começa a partir do entendimento que ganhar dinheiro não é a mesma coisa de acumular riqueza. O sucesso de seu investimento está alinhado com a capacidade de continuar com aplicações financeiras durante sua vida. Assim sugiro que procure alguns treinamentos na prática de finanças pessoais e comece a controlar seus gastos atuais e os gastos necessários para você alcançar seus objetivos de vida.

Continua depois da publicidade

De fato, dinheiro parado em conta corrente, além da perda de oportunidade de capital, aplica-se a perda do valor da moeda pela inflação. Por isso você não deve deixar dinheiro parado em conta. E para responder sua pergunta se está investindo da melhor forma é necessário que você tenha algum objetivo em mente, seja de comprar um carro, uma casa, um intercâmbio ou uma viagem de autoconhecimento. Os investimentos devem sempre ser avaliados pela ótica segurança, rentabilidade e prazo.

De toda forma, parabenizo por começar cedo a investir, agora é definir metas na vida e buscar alinhar seus investimentos. Sucesso nesta caminhada.

José Portela é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

Continua depois da publicidade

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas no formulário http://develop.infomoney.com.br/onde-investir/infomoney-responde-formulario-pergunta