Recebi R$ 700 mil de herança; compro um apartamento na planta ou invisto?

Marco Harbich, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Tenho 45 anos, imóvel próprio definitivo, sou empresário e não tenho plano algum de aposentadoria. Recebi um apartamento de herança juntamente com minha irmã que acaba de ser vendido e terei R$ 700 mil para investir. Minha intenção é que seja um investimento para me dar o máximo de receita para complementar minha receita e também funcionar como uma aposentadoria quando chegar a hora. Minha dúvida é se invisto em apartamento na planta para ter uma valorização e o alugo ou se faço uma carteira de investimentos. Qual a melhor opção?

Leitor: Sebastião

Newsletter

Liga de FIIs

Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Marco Harbich, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Sebastião

Olá Sebastião, tudo bem?

Continua depois da publicidade

É muito importante termos um recurso acumulado para a nossa aposentadoria. Já o caso de você ter um imóvel quitado facilita muito o planejamento financeiro para a aposentadoria.

Quando montamos uma carteira de investimentos, temos que verificar o perfil do cliente antes de tudo. Nestes casos, são verificadas questões como tolerância de risco, tolerância de liquidez (necessidade de liquidez imediata), expectativa de rentabilidade, etc. Além disso, como você mencionou a necessidade de uma renda periódica para completar a renda, deve ser apurado o valor deste montante. Para montar uma carteira de investimentos temos que pensar em alocar os recursos em três “caixas”: curto, médio e longo prazos.

Particularmente, eu não vejo mais muita vantagem em comprar apartamentos na planta e vendê-los para auferir o lucro, pois já vimos uma estagnação deste mercado. Quanto à possibilidade de alugar para ter uma renda, também não parece tão interessante, pois geralmente o valor do aluguel não passa de 0,5% do valor do imóvel e você deverá pagar o IR de 27,5% sobre este valor, o que rentabilizaria menos que a poupança.

Continua depois da publicidade

No caso de recebimento de renda periódica, você pode pensar em fundos imobiliários, onde terás uma renda mensal isenta de IR (dividendos). Estes dividendos podem ser equiparados à renda de um aluguel de um imóvel físico. Uma outra alternativa é procurar uma instituição que possa fazer uma LCA (Letra de Crédito Agrário), pois esta além de ser isenta de IR para pessoa física, não precisa cumprir carência mínima e retirar a rentabilidade proporcionada mensalmente. Uma terceira alternativa, como você é novo ainda e pode esperar um período para começar a receber a aposentadoria, seria aplicar em título público federal que te remunere um

valor além da inflação, como por exemplo, a NTN-B Principal com vencimento para 2024 que hoje (23/12/2014) para IPCA + 6,21 ao ano. Depois deste prazo, reavaliar a carteira para atingir os teus objetivos. Porém, cabe ressaltar que nos títulos públicos federais você pode ter rentabilidade negativa em caso de resgate antes do prazo de vencimento do título.

Espero ter ajudado. Então, para montar a carteira, não se esqueça de um conceito importantíssimo que é a diversificação.

Continua depois da publicidade

Um abraço,

Marco Harbich é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Continua depois da publicidade

Perguntas devem ser feitas no formulário http://develop.infomoney.com.br/onde-investir/infomoney-responde-formulario-pergunta