Quero investir para aposentadoria no Tesouro Direto; qual título é melhor?

Antonio Calos Antunes da Silva CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Tenho 34 anos e tenho interesse em investir visando minha aposentadoria. Penso em realizar comprar periódicas no Tesouro Direto, mas não sei qual título é mais apropriado. Com as taxas Selic altas como estão atualmente seria melhor a que está vinculada a ela (LTN) ou seria melhor fazer pelo NTN-B, que é baseado no IPCA? Minha intenção é retirar apenas quando me aposentar, ou seja, a longo prazo.

Leitor: Michel

Newsletter

Liga de FIIs

Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Antonio Carlos Antunes da Silva, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Prezado Michel, a aposentadoria é uma das questões mais importantes na vida financeira de qualquer indivíduo. Parabéns pela sua iniciativa em preparar-se para ela.

Como você não especificou a idade em que pretende se aposentar, vou tomar a liberdade de adotar o padrão, 65 anos. Tendo determinado o horizonte, determinamos o prazo para o seus investimentos, 31 anos.

Continua depois da publicidade

Em prazos longos como esse, eu recomendo as NTN-B pois são atreladas ao IPCA, o que garante que você estará relativamente protegido da inflação independente do cenário econômico do País, e ainda receberá uma taxa de juros real atualmente bem atrativa.

As NTN-B são títulos de longo prazo, no seu caso você deverá procurar os vencimentos que mais se aproximem do seu horizonte de investimento, como 2040 ou 2050. Em função dessa característica, procure as que pagam cupom de juros semestralmente, as marcadas como NTN-B Principal não pagam. O pagamento semestral de cupom de juros reduz o risco do ativo e ainda te permite optar pelo reinvestimento do valor recebido, tanto novamente em mais NTN-B, quanto em outro ativo qualquer que se mostrar mais atrativo por ocasião do pagamento.

Você pode comprar NTN-B, tanto pelo Tesouro Direto, quanto pela mesa de renda fixa de uma corretora de sua confiança, ambas as opções apresentam vantagens e desvantagens. No Tesouro Direto, você comprará mais barato, no entanto, a taxa de custódia é cobrada de forma relativa, em geral, verifica-se em torno de 0,4% ao ano sobre o valor do título, enquanto na corretora, você pagará mais caro pelo mesmo título, mas provavelmente, lhe será cobrado um valor fixo a título de taxa de custódia.

Continua depois da publicidade

Quanto a questões de liquidez, no Tesouro Direto, só há negociação de títulos nas quartas-feiras, enquanto na corretora, há negociação de títulos todos os dias. Caso você precise resgatar os títulos antes do vencimento, no Tesouro Direto, o Governo garante a recompra dos títulos, já na corretora, não há qualquer garantia de que alguém irá adquiri-los.

Outra diferença importante é que, no Tesouro Direto é possível adquirir frações do título, enquanto na corretora, normalmente, só é possível adquiri-los inteiros.

Para terminar, acho importante pontuar que a única coisa realmente capaz de mitigar riscos em investimentos financeiros é a diversificação. Sendo assim, tendo em vista o seu horizonte de longo prazo, considere adquirir não apenas NTN-B para a sua carteira, mas sim, vários tipos de ativos diferentes e complementares, de tal forma que funcionem como uma balança: quando um não apresenta resultados tão bons os demais apresentam, e vice-versa. Cada ativo não deve ter mais do que 20% do total da sua carteira.

Continua depois da publicidade

Espero ter contribuído. Continue sempre aprendendo e com certeza fará bons investimentos.

Antonio Carlos Antunes da Silva é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Continua depois da publicidade

Perguntas devem ser feitas no e-mail onde_investir@infomoney.com.br