Quero comprar um imóvel e um carro em 5 anos; como investir?

Germano da Silva e Silva, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Tenho 24 anos e gostaria de saber como posso tornar os quase R$ 11 mil que tenho na poupança em algo substancialmente maior, para os próximos 3 ou 4 anos, já que quero comprar um imóvel.

Eu ganho cerca de R$ 6,5 mil por mês e gostaria de saber se consigo comprar um imóvel e um carro em até 5 anos se eu investir uma quantia por mês e ainda investir o dinheiro da poupança em alguns títulos. No momento, estou tentado por investir no Tesouro Direto, mas gostaria de quaisquer sugestões, inclusive em bons fundos de investimento.

Newsletter

Liga de FIIs

Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leitor: Márcio

Resposta de Germano da Silva e Silva, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Prezado Márcio,

Continua depois da publicidade

Inicialmente, parabéns pela iniciativa de poupar visando o teu futuro logo no início da tua carreira. São poucos os brasileiros que se preocupam com seu planejamento financeiro. Pois bem, a tua ideia é excelente – inverter o fluxo de pagamento de juros em financiamentos (imobiliário ou de automóvel) para o fluxo de recebimento de juros por uma aplicação antecipadamente. Para isso, é necessário que tu tenhas muita disciplina financeira, com aportes regulares, que não comprometam mais do que 30% do teu salário, para que tu não desistas logo desse planejamento.

A partir do momento que tu tiveres essa disciplina, podes lançar mão de vários produtos no mercado financeiro que aceitam esse propósito, tais como Fundos Referenciados DI de Longo Prazo (atenção à taxa de administração, busque produtos abaixo de 1,5% ao ano), Títulos Públicos via Tesouro Direto (os de longo prazo podem ser atrelados à inflação e os que objetivarem o curto prazo podem ser prefixados, visto que os aportes serão regulares). Sigas nesse planejamento, mas não te esqueças do conceito das três reservas – onde parte dos teus recursos tem que estar com uma liquidez maior como uma reserva de emergência, outra parte objetivando aquisição de bens no médio prazo (teu caso na pergunta), mas ainda há outra reserva que foque o longo prazo, no teu planejamento de aposentadoria.

No que precisares, estou à disposição. Abraço.

Continua depois da publicidade

Germano da Silva e Silva é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas no e-mail onde_investir@infomoney.com.br