Onde posso investir R$ 4 mil por mês durante 10 anos?

Fábio Andrades Louzada, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Sou comerciante e gostaria de saber uma bela opção para investir aproximadamente R$ 4 mil por mês durante dez anos, para que ao final desse período possa retirar o total e comprar um bom imóvel à vista.

Leitor: Tiago

Newsletter

Liga de FIIs

Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Fábio Andrades Louzada, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Olá,

Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pela ótima capacidade de poupança e pela visão de futuro, buscando adequar os seus investimentos ao seu perfil de investidor.

Continua depois da publicidade

Quando falamos em longo prazo, abrimos um grande leque de investimentos, de perfis conservadores até mais arrojados. Pelo valor que está programando para poupar mensalmente, eu noto uma boa capacidade para assumir riscos, já a disposição para correr riscos, que é mais importante, depende de uma análise mais criteriosa do seu perfil, já que a disposição a correr riscos está relacionada ao seu psicológico.

Uma alternativa muito interessante seria comprar títulos do Tesouro Nacional como NTN-B Principal (Notas do Tesouro Nacional – Série B) para 15.08.2024, elas possuem como características ser um investimento para longo prazo de baixo risco e tem seus rendimentos atrelados ao IPCA mais uma taxa prefixada, que podem chegar a quase 6% ao ano. Nesse tipo de investimento você conta com a proteção do capital em relação a inflação, mais uma taxa prefixada, com isso você tem a taxa de juros real preservada.

É interessante também alocar parte do seu capital em LCI(Letra De Crédito Imobiliário) ou LCA(Letra de Crédito do Agronegócio), esses títulos acompanham a variação do CDI e tem a vantagem de serem isentas de IR, o que deixa os rendimentos nesses títulos bem interessantes. É importante ressaltar que para encontrar a melhor aplicação em LCI e LCA, é recomendado verificar as condições de liquidez, qual o percentual do CDI que você será remunerado e qual o banco que está emitindo. Além disso, esses títulos isentos contam com o Fundo Garantidor de Crédito de até 250 mil por CPF e por instituição financeira.

Continua depois da publicidade

Indo para as aplicações arrojadas, você pode aplicar em fundos de ações ou comprar ações diretamente na Bolsa de Valores por intermédio de uma corretora. Há algumas diferenças nesses dois tipos de aplicações em renda variável. Fundos de ações é mais recomendado para quem ainda não está ambientado com o mercado de renda variável, por isso você pagará uma taxa de administração para que um gestor tome as decisões de compra e venda de ações. O IR do fundo de ações é 15% sobre a rentabilidade e o recolhimento é feito pelo administrador do fundo.

Com mais experiência no mercado de renda variável você pode comprar ações por intermédio de corretoras, nesse cenário você toma suas decisões de investimentos e monta sua carteira de acordo com o seu perfil. As corretoras contam com analistas que irão te dar direções de mercado e recomendações, mas a decisão será sempre sua. O IR também é de 15% sobre a rentabilidade, porém o recolhimento será feito pelo próprio investidor via DARF. Quanto mais arrojado for o seu perfil, mais aumenta o percentual que irá aplicar em renda variável.

Por fim, sua disciplina demonstrada em guardar dinheiro, atrelado a uma boa escolha dos ativos que farão parte da sua carteira irão te dar um ótimo valor total para comprar o imóvel dos seus sonhos, está no caminho certo.

Continua depois da publicidade

Tenha um ótimo 2015 repleto de investimentos!

Fábio Andrades Louzada é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Continua depois da publicidade

Perguntas devem ser feitas no formulário http://develop.infomoney.com.br/onde-investir/infomoney-responde-formulario-pergunta