Títulos do Tesouro com taxa prefixada voltam a ganhar espaço nas recomendações de renda fixa

No crédito privado, XP e Itaú BBA elencam papéis de frigoríficos, locadoras de veículos, mineradoras e empresas de energia

Leonardo Guimarães

(iStock / Getty Images Plus)
(iStock / Getty Images Plus)

Publicidade

Com mais uma surpresa positiva nos preços, os prefixados recuperaram protagonismo nas recomendações de investimento em novembro.

Na última sexta-feira (10), o mercado conheceu números considerados positivos de inflação no Brasil. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) subiu 0,24% em outubro ante expectativa de 0,29% dos agentes.

Em relatório, Lucas Queiroz, estrategista de renda fixa para pessoa física do Itaú BBA, diz enxergar prêmio “elevado” de inflação nos próximos anos, já que a inflação implícita (diferença entre juros nominais, vigentes na curva DI, e reais, com desconto da inflação) para este ano já atinge 4,57% ao ano e trechos mais longos da curva indicam inflação implícita de 5,5% ao ano.

Newsletter

Liga de FIIs

Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Essa diferença fez o Itaú BBA aumentar a aposta em prefixados, reduzindo a exposição ao Tesouro Selic. O cenário previsto pela casa é de apreciação do real ante o dólar e redução das taxas de longo prazo nos Estados Unidos, o que puxaria as taxas de prefixados para baixo nas próximas semanas.

Já na XP, a recomendação é investir em um prefixado de curto prazo “diante do cenário particularmente incerto para além de 2023”.

A recomendação do Santander em renda fixa pública não mudou: o Tesouro IPCA+ 2035 segue como o título favorito do banco para se proteger em caso de surpresa negativa com a inflação ou lucrar com a venda antecipada do título caso os indicadores de inflação sigam agradando ao mercado.

Continua depois da publicidade

Confira as recomendações de XP, Santander e Itaú BBA para o investimento em títulos públicos em novembro:

Ativo Rentabilidade anual Recomendação
Tesouro Selic 2026 Selic + 0,04% XP e Itaú BBA
Tesouro Prefixado 2026 10,63% XP e Itaú BBA
Tesouro Prefixado 2029 11,18% Itaú BBA
Tesouro IPCA+ 2032 IPCA+ 5,71% XP
Tesouro IPCA+ 2035 IPCA+ 5,70% Santander

Crédito privado

A carteira de títulos privados recomendados por XP e Itaú BBA tem vencimentos mais longos e diversificação setorial grande. Há papéis de frigoríficos, locadoras de veículos, mineradoras e empresas de energia.

Desta vez, a XP focou em CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio), CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) e debêntures, deixando de lado CDBs (Certificados de Depósito Bancário), que apareceram nas últimas listas de recomendações.

Continua depois da publicidade

Já a carteira de títulos incentivados do Itaú BBA tem apenas debêntures. Uma delas é da Concessionária Auto Raposo Tavares (CART), que tem contrato de concessão para administrar a rodovia Raposo Tavares até 2039. Para o BBA, “A alta dependência da infraestrutura brasileira do transporte rodoviário, as elevadas barreiras à entrada no segmento e a maior resiliência aos ciclos econômicos, beneficiam a previsibilidade da geração de caixa da CART”. A casa ainda destaca os níveis “moderados” de investimento da empresa.

No setor de energia, a XP recomenda uma debênture da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), controlada pela Equatorial, destacando um bom histórico de reestruturação e diversificação geográfica do grupo. Entre os pontos de atenção, porém, está “a elevada necessidade de investimentos nas empresas em processo de recuperação de ativos”.

Na área de papel e celulose, a XP indica um CRA da Klabin, a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil. A liderança da empresa no setor e sua “operação geograficamente diversificada” dão, segundo a casa, confiança para investir no título de dívida da companhia.

Continua depois da publicidade

Confira as recomendações de XP e Itaú BBA para o investimento em renda fixa privada em novembro:

Ativo  Emissor Rentabilidade anual Vencimento Recomendação
CRI 23C0247702 Localiza  CDI + 0,80% mar/30 XP
CRA 02200C6Y Marfrig IPCA + 6,69% out/29 XP
Debênture CEAP12 CEA (Equatorial) IPCA + 6,35% jul/30 XP
CRA 022008NB Raízen IPCA + 5,87% ago/32 XP
CRI 23H0027404 Rede D’Or IPCA+ 6,45% ago/33 XP
CRA CRA022007EP Klabin IPCA + 5,90% mai/34 XP
Debênture CART12 CART IPCA + 7.08% dez/24 Itaú BBA
Debênture RUMOA2 Rumo IPCA+  6,55% fev/34 Itaú BBA
Debênture CBAN52 Rota das Bandeiras IPCA + 7,36% jul/34 Itaú BBA
Debênture CBAN12 Rota das Bandeiras IPCA + 7,32% jul/34 Itaú BBA
Debênture CMIN22 CSN Mineração IPCA + 7,52% jul/37 Itaú BBA