Gestora propõe ETF para operar alavancado com Bitcoin na bolsa

Empresa americana pede aprovação de fundo que entrega duas vezes o desempenho de contratos futuros da criptomoeda

Bloomberg

(Crédito: Shutterstock)
(Crédito: Shutterstock)

Publicidade

Uma gestora americana prepara um novo fundo de índice (ETF) que busca oferecer exposição a futuros de Bitcoin  (BTC) com alavancagem na bolsa.

O 2x Bitcoin Strategy ETF, da Volatility Shares, propõe dobrar o desempenho do índice S&P CME Bitcoin Futures Daily Roll Index a cada dia, de acordo com um registro realizado junto à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (a SEC).

O fundo teria um índice de dedução anual de 1,89% e seria negociado sob o código BITX.

Newsletter

Liga de FIIs

Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O pedido ao regulador dos EUA chega em um momento em que as criptomoedas estão se recuperando de uma série de crises no ano passado. O Bitcoin ainda é negociado bem abaixo do topo histórico de quase US$ 69.000, mas já valorizou cerca de 70% em 2023.

No entanto, analistas não consideram que o histórico de pedidos de permissão para ETFs de criptomoedas nos EUA seja positivo, especialmente para um fundo que visa operar alavancado.

“Isso deveria ser aprovado, mas não acho que vai”, disse Athanasios Psarofagis, da Bloomberg Intelligence, ressaltando que a SEC rejeitou ofertas semelhantes anteriormente. A agência se recusou a comentar sobre o pedido da Volatility Shares.

Continua depois da publicidade

Os ETFs de futuros de Bitcoin existem nos EUA desde 2021, mas a SEC ainda não liberou produtos que tenham exposição direta ao ativo digital. A Direxion, uma fornecedora de produtos financeiros conhecida por seus ETFs alavancados, retirou um pedido de liberação para um fundo que operava contra o Bitcoin no mesmo ano, e a emissora Valkyrie também abandonou os planos de um produto alavancado de BTC.

A indústria está, por outro lado, focada na campanha da Grayscale Investments para converter seu Bitcoin Trust (GBTC) em um ETF, o que alguns observadores do mercado dizem ter uma boa chance de acontecer. Mas a SEC pode não querer dar luz verde a muitos produtos de derivativos de Bitcoin até que o resultado desse caso seja conhecido, de acordo com Psarofagis.

“Não os vejo fazendo nada até que isso acabe”, disse ele.

Continua depois da publicidade

Em 2018, a SEC também anulou uma série de propostas da Direxion para produtos de Bitcoin alavancados – incluindo fundos que apostavam na queda e na alta com alavancagem de duas vezes –, mas o setor de criptomoedas mudou drasticamente desde então.

Os reguladores estão no meio de uma repressão ao setor cripto, distribuindo ações judiciais para colocar fim no que consideram impróprio na indústria. As medidas vêm após os preços desses ativos despencarem no ano passado, com o Bitcoin recuando 64% e o Ethereum (ETH), a segunda maior criptomoeda, cair mais de 67%, na esteira das implosões de uma série de projetos antes elogiados, incluindo a corretora FTX.

“A rejeição de fundos alavancados anteriores não é um grande presságio”, disse Todd Sohn, estrategista de ETF da Strategas Securities. Por outro lado, ele observou, pelo menos o fundo está usando um índice de um provedor conhecido, o S&P.

Continua depois da publicidade

Após um ano e meio de negativas do regulador, Sohn disse que é possível que “a pura passagem do tempo tenha tornado a SEC mais confortável – apesar de nomes importantes da indústria ficarem sob holofotes recentemente”.

© 2023 Bloomberg L.P.