SÃO PAULO – Operar ao vivo por 16 dias em frente a milhares de pessoas. Esse foi o desafio que Gilberto Coelho, analista da XP Investimentos, aceitou no início do mês de março. E, apesar de um cenário recheado de circuit breakers — mecanismo emergencial que interrompe as negociações quando a queda do Ibovespa ultrapassa determinados limites — e volatilidade no mercado, o analista, mais conhecido como Giba, conseguiu acumular mais de R$ 30 mil em ganhos.
Newsletter
Liga de FIIs
Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
“Meu objetivo era mostrar que é possível ter consistência em day trade. Quando digo consistência, não significa acertar tudo, mas fechar bem o mês ou um período relevante de observação dos dados”, afirmou ele.
Todas as operações realizadas durante o desafio, segundo Giba, foram baseadas na análise técnica, prática que consiste na leitura gráfica das movimentações das ações e na elaboração de estratégias a partir dos padrões encontrados nos gráficos.
“A escola técnica favorece buscar resultados com uma relação de risco x retorno favorável e, mesmo que se perca em metade das operações, o resultado financeiro fica positivo”, explica o analista.
Quer conhecer as estratégias mais usadas pelo Giba no desafio e aprender a como operar, mesmo em momentos de crise? Clique aqui e se inscreva gratuitamente na série de vídeos One Good Trader – como se tornar um trader consistente.
Questionado sobre a influência do fator ‘crise’ nas operações, Giba afirma que os resultados foram mais positivos do que negativos. “Ninguém fazia ideia do que estava por vir. Felizmente, para o day trade foi muito favorável, uma vez que minha estratégia consiste em seguir um direcionamento ao longo do dia”, disse.
Ao longo de todo o desafio, o analista registrou apenas 3 dias de perdas e se diz orgulhoso de ter conseguido bater sua meta, que era ter uma taxa de acerto acima de 50%, com acertos mais rentáveis do que as perdas.
“Conseguimos mais de 60% de acertos em quase 200 operações. Tudo ao vivo e com transmissão pública. Em duas ocasiões, fizemos operações e as levamos até o limite dos circuit breakers”, conta o analista. Para ter acesso à planilha completa com os resultados de todos os dias do desafio, clique aqui.
Giba também ajudou algumas pessoas a ganharem dinheiro durante a execução do desafio, como é o caso de Marcelo Torres, 29.
“Acompanho sempre as lives do Giba e, na última live do desafio, consegui bater minha meta de gain de R$1.000 em apenas 3 horas de trade. As recomendações e estratégias que ele ensina são sensacionais!”, contou o farmacêutico. Clique aqui para aprender agora a operar com o Giba.
Uma vida de experiência
O desafio vencido por Giba soma-se a outros acontecimentos marcantes na vida do analista. Além de ter construído uma carreira de mais de 20 anos no mercado financeiro, ele também já foi reconhecido como ‘O melhor analista do Brasil”, em 2017, quando conseguiu montar uma das melhores carteiras de ações do país, segundo o ranking da Exame.com.
“Já passei por muitos circuit breakers”, brinca.
Além de analista, Giba também atua como professor de day trade e já ajudou várias pessoas a se tornarem traders, como é o caso de Murilo Garcia, 39. “Acompanho diariamente as lives do Giba, que são verdadeiras aulas vivas. Com ele, aprendi que o melhor de um trader é justamente a capacidade de entender um sistema e poder evoluir nosso setup”, afirma.
Murilo conta que hoje estuda para tirar a certificação para se tornar analista e seguir carreira no mercado financeiro também. “O Giba é uma inspiração para mim”, afirma.
Quer conhecer as estratégias mais usadas por Giba e aprender a como operar, mesmo em momentos de crise? Clique aqui e se inscreva gratuitamente na série de vídeos One Good Trader – como se tornar um trader consistente.