Consigo poupar R$ 600 por mês; quais as melhores aplicações?

Guilherme Cavalcanti de Carvalho, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Não entendo sobre investimentos mas comecei a trabalhar recentemente e tenho condições de guardar R$ 600 por mês, dependendo do mês até um pouco mais. Onde investir para ter um bom retorno em prazo de 5 a 6 anos? E para ter um bom retorno em um prazo ainda mais longo?

Leitor: Pedro

Newsletter

Liga de FIIs

Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Guilherme Cavalcanti de Carvalho, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Olá Pedro,

A decisão de iniciar uma poupança logo no começo da carreira certamente trará bons frutos para seu futuro.

Continua depois da publicidade

Pensando em um prazo de 5 a 6 anos podemos destacar produtos pós-fixados como CDB, LCI, LCA e LFT. Essas alternativas são interessantes, pois estamos vivenciando um período de alta na taxa básica de juros e os títulos citados se beneficiam desse movimento.

Para o longo prazo você poderia incluir na carteira uma NTN-B com vencimentos em 2024 e 2035, título público que paga uma taxa pré-fixada (atualmente acima de 6% a.a.) mais a correção da inflação de todo o período. Vale mencionar que esse título deve ser “carregado” até seu vencimento para que receba a taxa pactuada na compra, caso contrário estará sujeito às condições de mercado no momento da venda, que podem ser favoráveis ou não.

Para adquirir esses investimentos basta solicitar a seu gerente de banco ou abrir conta em alguma das empresas que funcionam como distribuidoras de produtos financeiros.

Continua depois da publicidade

Guilherme Cavalcanti de Carvalho é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas no e-mail onde_investir@infomoney.com.br