Refúgios para geopolítica atual “ameaçadora” são ouro e Bitcoin, diz megainvestidor Paul Tudor Jones

Bitcoin e ouro, segundo ele, são dois investimentos que normalmente apresentam bom desempenho durante uma recessão

Bloomberg

(Bloomberg)

Publicidade

O investidor bilionário Paul Tudor Jones classificou o ambiente geopolítico após o ataque do Hamas a Israel no final de semana como o “mais ameaçador e desafiador” que já viu. Além disso, ele previu que os Estados Unidos entrarão em recessão no início do próximo ano.

“O que realmente fica ruim é, obviamente, se Irã e Israel entrarem em conflito direto, porque então você terá uma espécie de cascata onde todos se envolvem, como na Primeira Guerra Mundial”, falou Jones, fundador da Tudor Investment, em uma entrevista para a CNBC nesta terça-feira (10).

A grande questão agora é se o Hamas é um representante do Irã ou se é simplesmente um aliado, acrescentou. Os EUA e outros países consideram o Hamas como uma organização terrorista.

Newsletter

Liga de FIIs

Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Jones previu que uma recessão começará no primeiro trimestre de 2024, dizendo que os EUA estão na sua posição fiscal mais fraca desde a Segunda Guerra Mundial.

O país precisa de poupar US$ 1 bilhão até 2025, deve aumentar os impostos para a maioria das pessoas, cortar despesas, mudar a segurança social e limitar o Medicare (programa de saúde para idosos) e o Medicaid (programa de saúde para pessoas de baixa renda), disse ele.

“O mercado títulos de dívida americanos (bonds), simplesmente através da oferta e da procura, irá proporcionar mais aumentos de taxas, porque ainda não temos um preço de compensação para a dívida de longo prazo”, disse Jones. “Portanto, esses aumentos nas taxas provavelmente nos levarão à recessão.”

Continua depois da publicidade

Dada a recente incerteza geopolítica, disse Jones, esse é um momento desafiador para investir em papéis dos EUA. O mercado de ações normalmente cai cerca de 12% pouco antes de uma recessão chegar, disse ele, e “isso provavelmente acontecerá em algum momento, a partir de algum nível”.

O bilionário disse há exatamente um ano que os EUA já estavam em recessão, ou perto de entrar. Desde então, o índice S&P 500 subiu cerca de 20%. Em maio, ele falou que os EUA entrariam numa recessão no terceiro ou quarto trimestre de 2023.

Em sua entrevista na terça-feira, Jones também falou que “gosta” de Bitcoin (BTC) e ouro no momento porque esses dois investimentos normalmente apresentam bom desempenho durante uma recessão.

Continua depois da publicidade

© 2023 Bloomberg L.P.