SÃO PAULO – Quais são os princípios básicos para se tornar um trader? Como funciona a análise técnica e quais as principais vantagens dela? Operar com scalping vale a pena?
Newsletter
Liga de FIIs
Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
O scalping é uma estratégia de operação na qual os investidores (ou traders, como são conhecidos pelo mercado) iniciam e encerram operações muito rapidamente, aproveitando as oportunidades para comprar ou vender ativos assim que eles começam a registrar ganhos.
Segundo o analista técnico Aliakyn Pereira de Sá, da XP Investimentos, uma das vantagens de operar usando scalping é justamente não depender da direção do mercado para alcançar sua meta diária, já que a estratégia é baseada nas pequenas variações que acontecem no intraday.
“É uma metodologia bastante baseada em preço, o que te deixa sempre a favor do movimento diário do mercado, independente da direção dele. Ela também combina questões como gerenciamento de risco, que existe neste tipo de operação, e uma técnica apurada para identificar os pontos de entrada e saída”, explica.
Com o objetivo de ajudar quem deseja começar a operar na bolsa de valores, mas não saber por onde começar, Aliakyn fará uma série de 4 dias de mentoria online sobre análise técnica, com foco em scalping. O conteúdo é 100% gratuito e pode ser acessado neste link.
“Vamos partir de conceitos básicos da análise técnica e, ao longo da semana, nos aprofundaremos um pouco mais no scalping e nas estratégias operacionais que costumo usar no meu dia a dia”, conta o analista.
Conhecimento de longo prazo
Aliakyn trabalha operando com scalping desde 2012, mas sua trajetória no mercado financeiro começou bem antes, em 2005.
“Eu sempre gostei do mercado financeiro e, desde o início, dediquei todo meu tempo para estudar mais sobre o assunto e melhorar minhas habilidades de trader. Quando descobri o scalping, minha vida mudou. Comecei a bater minhas metas operando por poucas horas do dia e a ter mais tempo para os outros aspectos da minha vida”, conta.
Segundo o analista, o objetivo de fazer uma semana inteira de mentoria é nivelar o conhecimento de todos sobre análise técnica, passar à frente os aprendizados que acumulou ao longo de sua trajetória como trader e preparar os investidores para trabalhar com os riscos, que são intrínsicos a este tipo de operação.
“Quero ajudar as pessoas a aprenderem tudo aquilo que eu demorei anos para entender. Penso que, ainda mais em um momento complicado como esse de crise, precisamos passar para frente nosso conhecimento e colaborar da melhor forma que pudermos”, afirma.
Os episódios da mentoria serão emitidos a partir desta segunda-feira (22), todos os dias até quinta-feira (25), às 9h00 (horário de Brasília). Para garantir seu acesso gratuito, clique aqui.