Publicidade
SÃO PAULO – Ler é uma das melhores maneiras de adquirir conhecimento, independentemente da área em que você atue. No mercado financeiro, claro, não é diferente. E nada melhor do que aprender com quem realmente entende do assunto. Por isso, o InfoMoney selecionou alguns livros escritos por grandes investidores, que podem agregar à sua formação e melhorar suas aplicações no mercado financeiro.
Confira a lista com obras de 6 investidores:
Benjamin Graham -“O investidor inteligente”
Em sua mais famosa obra, o investidor Benjamin Graham ensina que o investidor inteligente deve conseguir combinar educação financeira, profundo conhecimento do mercado e uma visão de longo prazo para ganhar dinheiro na bolsa de valores.
Newsletter
Liga de FIIs
Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Considerada por Warren Buffett o melhor livro sobre investimentos já escrito, a obra inclui importantes lições sobre análise de fundamentos, e faz uma crítica aos especuladores do mercado.
Graham também escreveu o livro “A interpretação de demonstrações financeiras”, em que mostra como compreender e interpretar melhor as demonstrações financeiras de empresas.
Peter Lynch e John Rothchild – “O jeito Peter Lynch de investir”
Peter Lynch descreve como alcançou o sucesso no mercado financeiro e se tornou um dos principais gestores dos Estados Unidos. Na obra, Lynch ressalta que investidores amadores podem selecionar boas ações com a mesma competência dos especialistas e às vezes até melhor. Adicionalmente, ele ensina a diferenciar negócios com boas perspectivas e outros sem nenhuma, a partir da análise de relatórios financeiros, identificando os números que realmente importam.
Continua depois da publicidade
George Soros – “O novo paradigma para os mercados financeiros”
Nesta obra, Soros investiga as origens da crise de 2008 e argumenta que a única maneira de evitar um novo desastre econômico é através da exploração de uma nova estrutura de conceitos sobre o funcionamento dos mercados. O megainvestidor também aponta quais as consequências dessa crise de crédito para as nações e a economia global.
O megainvestidor também publicou outras obras como “Globalização”, “A era da insegurança”, “A bolha da supremacia americana”, “A crise do capitalismo” e “A era da falibilidade, consequências da guerra contra o terrorismo”.
Mohamed El-Erien – “Mercados em colisão”
Antes da eclosão da crise de 2008, a economia mundial já vinha mostrando sinais de modificações. Com previsões sobre futuros desenvolvimentos, o CEO da PIMCO (Pacific Investment Company), Mohamed El-Erien, ainda oferece uma análise dos acontecimentos recentes e mostra caminhos para o atual cenário econômico.
Continua depois da publicidade
Anthony Bolton – “Investing Against the Tide”
O investidor inglês, conhecido pela performance invejável à frente da gestão do fundo Fidelity, conta como administra o dinheiro na obra “Investing Against the Tide”, ou “Investindo contra a maré”, em tradução livre, e fala quais são os fatores que realmente importam ao selecionar uma ação: identificar bons gestores, como executar um portfólio, importância do investimento em valor, ler gráficos e como negociar com sucesso.
Philip Fischer – “Ações comuns, lucros extraordinários”
Baseado no conhecimento do investidor norte-americano Philip Fischer, o livro mostra ao leitor técnicas para avaliar uma ação, permitindo se envolver mais com os investimentos. A obra é um clássico e foi o primeiro livro sobre investimentos a entrar na lista de best-sellers do jornal The New York Times. Além dele, Fischer também publicou o livro “Investidores conservadores dormem tranquilos”, no qual aborda aquelas que considera serem as quatro dimensões de um investimento, e leva ao leitor informações sobre como agir e criar oportunidades para ganhar dinheiro mesmo em tempos de crise.