Publicidade
SÃO PAULO – A Vale (VALE3;VALE5) divulgou o seu relatório de produção do primeiro trimestre de 2013. Apesar da queda da produção do minério de ferro, a mineradora ressaltou o forte desempenho operacional dos ativos de metais básicos como positivos.
A produção do minério de ferro registrou queda de 3,5% na comparação com o primeiro trimestre de 2012, somando 67,53 milhões de toneladas métricas e 21% menor do que no quarto trimestre, devido ao impacto de vários fatores como a sazonalidade, licenças e outras questões operacionais.
Os dados estão abaixo das estimativas da Citi Corretora, que apontavam para um crescimento de 3% na produção de minério de ferro na comparação anual, mas queda de 15% quando comparado com o trimestre anterior.
Continua depois da publicidade
A Vale ressalta que, devido à sazonalidade, o primeiro trimestre é o mais fraco do ano, dado que as operações são afetadas pela temporada de chuvas no hemisfério Sul, o que causa impactos negativos particularmente sobre a produção de minério de ferro, manganês e cobre (Brasil) e carvão (Austrália e Moçambique).
Neste ano, avalia, o nível de precipitação pluviométrica nas áreas onde tem operações de minério de ferro se comportou de acordo com o padrão. Entretanto, a produção diminuiu em relação ao primeiro trimestre do ano anterior, desta vez influenciada por restrições relacionadas à licenças e outras questões operacionais.
Por outro lado, de acordo com a companhia, a produção de cobre e de cobalto registraram níveis recordes, enquanto a de níquel teve o melhor primeiro trimestre nos últimos três anos. A mineradora informou ainda que os três projetos de metais básicos estão avançando conforme o planejado.
Continua depois da publicidade
Produção de carvão recorde
A Vale destacou ainda que a produção de carvão foi recorde para um primeiro trimestre, 1,8 mil toneladas métricas, com aumento de 16,6% em relação ao primeiro trimestre de 2012. ” O excelente desempenho de nossas operações australianas, em especial Carborough Downs, mais do que compensou a menor produção de Moatize”, afirma a companhia. A produção de níquel teve alta de 3% e de cobre, 22,8%.