Publicidade
SÃO PAULO – Em um ambiente externo de desaceleração das principais economias, e com a indústria performando abaixo de serviços e agropecuária aqui no Brasil, o Governo já anunciou medidas para tentar impulsionar o setor. Para a Totvs (TOTS3), no entanto, é necessário antecipar um possível baixo crescimento e diversificar o portfólio.
Hoje, a empresa de TI (tecnologia da informação) tem, entre seus clientes, aproximadamente 35% de produtores de manufaturados. É o maior segmento no qual ela atua, seguido pelo bancário, com 10%. As instituições financeiras, em meio à turbulência dos mercados, são outro negócio que pode ser duramente afetado.
Oportunidades
Segundo Gilsomar Maia, diretor de planejamento da companhia, em encontro com a corretora Souza Barros, existem outros oito setores nos quais a Totvs atua. Entre eles, os de educação e construção vêm se consolidando, promovendo uma profissionalização, e agora a tecnológica tenta se fortalecer nessas áreas.
Continua depois da publicidade
Além destes, a empresa aguarda um amadurecimento da logística no País. “O setor está em uma fase mais inicial, mas há um movimento de consolidação nesse sentido”, explica. A ideia é se aproveitar até da modernização dos negócios para oferecer os serviços de gestão integrada.
Impacto não é tão grande
De qualquer maneira, o executivo diz que o impacto de um possível PIB (Produto Interno Bruto) mais morno seria relativo. Isso porque a parte mais afetada seria a de serviços – quando a companhia vai até a contratante para realizar a instalação e a configuração do software – para novas empresas.
O ponto positivo, diz Maia, seria a receita de manutenção. Mensalmente, os clientes têm de pagar uma taxa para terem direito a suporte remoto e presencial. Assim, a base já existente auxiliaria a manter o faturamento da companhia. “Mais ou menos 96% dos nossos usuários se mantêm pagando a taxa de manutenção”, revela o diretor.