Simpar: a história da maior empresa de logística do Brasil, que faturou mais de R$ 24 bilhões em 2022

A história da holding que controla a Movida, o Grupo Vamos, a JSL e outras quatro empresas começou em uma vila em Portugal; entenda

Mariana Amaro

Publicidade

O Grupo Simpar (SIMH3) é  uma holding que controla uma série de empresas nos setores de mobilidade, saneamento, concessões e serviços financeiros. E em 2022, alcançou um faturamento líquido de R$ 24,4 bilhões de reais.

Mas toda essa história começou há muitos anos, com o senhor Julio Simões, um português que se mudou para o Brasil em busca de trabalho. Por aqui, ele fundou a JSL e as bases para o que viria a ser a Simpar. “Meu pai nasceu numa aldeia muito simples, muito pobre. Começou a trabalhar com sete anos. Como ele dizia: ‘nunca passou fome, mas também sempre comeu aquilo que tinha’”, conta Fernando Simões, em entrevista ao Do Zero ao Topo, o podcast de negócios e empreendedorismo do InfoMoney. 

Com 23 anos, estudos parados no segundo ano e sem nenhuma perspectiva de crescimento em Portugal, Julio Simões embarca para o Brasil em uma viagem de navio. “Ele veio sem nada, com um saco de roupas e a cara de um tio que trabalhava em uma empresa de ônibus”, afirma.

Continua depois da publicidade

Ao chegar no Brasil, ele conseguiu um emprego com esse tio como mecânico de ônibus e logo conheceu Elvira Simões, que viria a se tornar sua esposa e mãe de Fernando e seus quatro irmãos. “Acho que ele tinha medo de morrer sozinho. Ele conheceu, namorou, noivou e casou com a minha mãe em sete meses”.

Estabelecido em Mogi das Cruzes, do que é chamado de cinturão verde de São Paulo, pela produção de verduras, Simões, o pai, assumiu o transporte desses produtos alimentícios com um caminhão próprio, que ele mesmo dirigia. Aos poucos, conseguiu aumentar sua frota para 10 veículos e passou a atender grandes empresas também.

E então, veio uma greve. Os caminhoneiros que atendiam a Suzano (SUZB3) decidiram parar o transporte por discordarem de mudanças na forma de pagamento aos prestadores de serviços. “Meu pai não parou e foi convidado a montar uma empresa de transporte para receber de forma mensal. Aí nasce, há 66 anos, a transportadora Julio Simões (JSLG3). Eu tenho 55 anos, então a história da empresa, realmente, começa bem antes de mim.”, diz.

Continua depois da publicidade

A infância de Fernando, o caçula entre cinco filhos, foi permeada por visitas à empresa da família. “Era normal passar na empresa no fim de semana para ver se estava tudo certo”, diz.

Com 14 anos, Fernando passou a trabalhar na empresa diariamente e assumiu diversas funções, mas precisou precisou assumir a liderança da companhia depois que seu irmão 11 anos mais velho decidiu deixar a empresa. “Meu pai, sem nenhuma formação, foi um craque em tudo. Quando eu paro, hoje, pra ver, apesar do pouco planejamento, eu fui passando por tudo e conhecendo tudo do negócio (…) e isso contribuiu muito para a minha formação”, afirma.

Quando Fernando assumiu, aos 21 anos, a empresa já estava entre as maiores transportadoras do Brasil, com 120 caminhões, 280 colaboradores e 16 filiais e um grande problema: 75% da receita vinha de três clientes. “Meu instinto foi de sair dessa dependência. Então, meio sem planejamento, comecei a pensar em diversificar o negócio, para alugar automóvel, fazer transporte de passageiro”, afirma.

Continua depois da publicidade

Em 2000 ele ficou, de verdade, à frente do negócio e passou a olhar para a criação de outras empresas. O passo seguinte foi a estruturação de diversas empresas que, agora, fazem parte da holding Simpar, que, além da JSL, também controla a Movida, a Vamos, a CS Brasil, a CS Infra, a Automob e o Banco BBC. A história completa da empresa está no episódio desta quarta-feira (29) do podcast Do Zero ao Topo.

O programa está disponível em vídeo no YouTube ou em áudio nas principais plataformas de streaming como ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox e Amazon Music.

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo entra no seu quinto ano de vida e traz, a cada episódio, um empreendedor(a) ou empresário(a) de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio.

Continua depois da publicidade

O programa já recebeu nomes como o empresário Abílio Diniz; Rodrigo Galindo, chairman da Cogna; Paulo Nassar, fundador e CEO da Cobasi; Mariane Morelli, cofundadora do Grupo Supley; Alcione Albanesi, do Amigos do Bem; Stelleo Tolda, um dos fundadores do Mercado Livre; Luiz Dumoncel, CEO e fundador da 3tentos; José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; e contou dezenas de histórias de sucesso.

Mariana Amaro

Editora de Negócios do InfoMoney e apresentadora do podcast Do Zero ao Topo. Cobre negócios e inovação.