Semantix: como o ex-entregador de pizzas fundou a primeira empresa brasileira de IA a fazer IPO na Nasdaq

Leonardo Santos fundou a empresa em 2010; 12 anos depois, sua companhia foi avaliada em US$ 1 bilhão

Mariana Amaro

Publicidade

A trajetória profissional de Leonardo Santos começou cedo: aos 13 anos ele lavava cachorrros em um petshop do bairro e, depois, passou a trabalhar como ‘garupeiro’, sentado na garupa da moto dos amigos mais velhos carregando pizzas para delivery em um período em que as mochilas de isopor ainda não existiam.

Quando seu pai descobriu os bicos do filho o matriculou em um curso de computação. Foi nesse momento que o sonho de Leonardo passou a ser trabalhar em uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Quando ele começou a sua carreira, achava que isso seria trabalhar na companhia fundada por Bill Gates.

Agora, o sonho é outro. Ele acredita que pode levar a Semantix, a empresa que ele fundou em 2010, a esse patamar das big techs. E ele já deu alguns passos nesse sentido: o mais recente foi realizar o seu IPO, a sua oferta pública de ações, na mesma bolsa de valores onde estão listadas as grandes companhias de tecnologia, a Nasdaq, nos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Hoje, a Semantix é avaliada em US$ 1 bilhão e Leonardo Santos, o brasileiro que trabalhou como entregador de pizza e lavador de cachorro antes de descobrir e se apaixonar pelos computadores, é o convidado deste episódio do #149 do podcast Do Zero ao Topo.

Ele falou sobre como criar a empresa e tomar a decisão de abrir capital nos Estados Unidos, em um processo longo e burocrático que, afirma Santos, fez com que a companhia ‘jogue na primeira liga’. O programa está disponível em vídeo no YouTube ou em áudio nas principais plataformas de streaming como ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox e Amazon Music.

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada episódio, um empreendedor(a) ou empresário(a) de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio.

Continua depois da publicidade

O programa já recebeu nomes como o empresário Abílio Diniz; Rodrigo Galindo, chairman da Cogna; Paulo Nassar, fundador e CEO da Cobasi; Alcione Albanesi, do Amigos do Bem; Stelleo Tolda, um dos fundadores do Mercado Livre; Luiz Dumoncel, CEO e fundador da 3tentos; José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; e contou mais de 150 histórias de sucesso.

Mariana Amaro

Editora de Negócios do InfoMoney e apresentadora do podcast Do Zero ao Topo. Cobre negócios e inovação.