Petrobras bate próprio recorde de geração de energia termelétrica a gás

Cerca de 7.415 MW médios foram entregues ao SIN; de acordo com companhia, sucessivos recordes se deveu ao despacho de termelétricas pela ONS

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A Petrobras (PETR3;PETR4) bateu seu próprio recorde de geração de energia termelétrica a gás natural nesta semana, informou a companhia em comunicado enviado ao mercado nesta quarta-feira (28).

Cerca de 7.415 megawatts médios foram entregues ao SIN (Sistema Interligado Nacional) sendo que, para tanto, fossem consumidos 39,8 milhões de m³ de gás natural. Do total, 5.404 MW médios foram gerados em termelétricas a gás natural do Parque Gerador da Petrobras, com capacidade instalada de 5.741 MW, e 2.011 MW médios em termelétricas de terceiros, para as quais a Petrobras fornece gás natural.

Ao levar em conta os mercados termelétrico, não termelétrico e o consumo interno da Petrobras, a movimentação de gás da última segunda-feira – dia em que o recorde foi alcançado – foi de 95 milhões de m³ por dia. O recorde anterior de geração de gás ocorreu na sexta-feira passada (23), com a geração de 7.362 MW médios, com consumo de 40,1 milhões de m³ de gás natural.

Continua depois da publicidade

De acordo com a petrolífera, os sucessivos recordes de geração de energia termelétrica no Parque Gerador da Petrobras se devem ao aumento do despacho termelétrico ordenado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), que aciona as termelétricas para complementar o suprimento energético do país em períodos de baixa nos reservatórios hidrelétricos.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.