Para presidente da Caixa, não houve falhas no processo de aquisição do PanAmericano

Em audiência pública, a presidente Maria Fernanda Coelho afirmou que não a Caixa não teve perdas ao comprar o banco do grupo SS

Viviam Klanfer Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Em audiência pública no Senado, a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Coelho, afirmou que a instituição não considera que teve perdas ao comprar parte do banco PanAmericano (BPNM4).

“Não houve falhas no processo de aquisição”, afirmou Coelho. De acordo ela, a compra foi feita com base no planejamento interno da instituição e sem intenção de fazer especulação no mercado.

Ainda sobre a aquisição, comentou que foi uma conseqüência da necessidade de crescimento da Caixa , a partir de 2008, “notadamente democratizando o acesso ao crédito às famílias brasileiras”.

Continua depois da publicidade

Expansão
Em suas análises, observou que nos últimos anos os principais bancos ampliaram seus ativos por meio de processos de incorporações e fusões, nesse contexto afirmou que “a Caixa é um banco público, mas é um banco que atua nesse segmento e que necessita ter presente a sua condição e sua capacidade de crescimento”.

Assim, sobre a decisão de escolher o Panamericano, ressaltou que “o Panamericano apresentava um conjunto de sinergia que possibilita um crescimento em setores que são prioritários”. Apontou ainda a experiência consolidada com crédito pessoal.

Plano de negócios
Ainda na audiência, Maria Fernanda indicou que na próxima sexta-feira (26) iniciará um novo plano de negócios para o Banco Panamericano. Nesse dia, será realizada a assembléia de acionistas do Panamericano, assim como Maria Fernanda assumirá a presidência do Conselho Administrativo da instituição.

Continua depois da publicidade

Em relação ao plano de negócio, ela defendeu que pelo fato de o Grupo Silvio Santos ter tomado empréstimos do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) de R$ 2,5 bilhões para cobrir o rombo financeiro no Panamerinaco, é possível levar a diante os objetivos com a instituição.