Panvel: a história da rede de farmácias que já faturam mais de R$ 3,5 bilhões

Conheça a história de como o Grupo Panvel usou um plano estratégico forte e a união de famílias para crescer seu negócio de farmácias

Equipe InfoMoney

Publicidade

Como milhares de farmácia espalhadas pelo país, a Panvel (PNVL3) começou pequena. Desde esse início na região Sul, lá na década de 1960, a empresa cresceu com um plano estratégico forte e com a união de famílias. A rede de farmácias faturou R$ 3,5 bilhões de reais no último ano. Em 2022, deve chegar a R$ 4 bilhões de reais. A Panvel tem ao todo 530 filiais, e também criou uma linha de produtos de marca própria em 1989.

Julio Mottin e Julio Mottin Neto, respectivamente fundador do Grupo Panvel e CEO do Grupo Panvel, contam a história da empresa, desde os momentos iniciais até os momentos atuais e futuros, neste episódio do podcast Do Zero Ao Topo, marca de empreendedorismo do InfoMoney. O programa está disponível em vídeo no YouTube ou em áudio em ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox e Amazon Music.

“Humildade e simplicidade: só assim você alcança as coisas. Não sou adepto do nariz empinado”, afirma Julio Mottin, fundador do Grupo Panvel. Mesmo assim, a empresa é ambiciosa. A Panvel tem como plano chegar a R$ 6 bilhões de faturamento em 2025. Para bancar toda a expansão, a empresa fez uma nova oferta de ações em 2020, e migrou para o mais alto nível de governança corporativa da B3.

Continua depois da publicidade

Os olhos estão no futuro, mas sem se esquecer do que outras empresas já ensinaram. “O propósito é mais importante do que o processo. Todas as empresas que ficam no meio do caminho só focam nos processos”, afirma Mottin Neto ao Do Zero Ao Topo. O CEO diz que a empresa nunca reportou prejuízo, mesmo tendo passado por vários momentos econômicos difíceis, como o Plano Collor (1990).

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada episódio, um empreendedor(a) ou empresário(a) de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio. O programa já recebeu nomes como André Penha, cofundador do QuintoAndar; David Neeleman, fundador da Azul; José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário; Sebastião Bonfim, criador da Centauro; e Edgard Corona, da rede Smart Fit.