Publicidade
SÃO PAULO – Poucas horas após a notícia da demissão de Pedro Parente do comando da Petrobras (PETR4), dois nomes surgem como os principais substitutos para CEO da estatal. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, Solange Guedes, diretora de exploração e produção da companhia, é quem está mais cotada para assumir a vaga.
A publicação destaca que ela tem forte conhecimento interno e externo da Petrobras, além de ser muito experiente e conhecida por ser uma executiva muito eficiente.
Porém, ainda existe um outro nome ganhando força, o de Ivan Monteiro, atual diretor financeiro da estatal. Ele assumiu o atual cargo durante a gestão de Aldemir Bendine e foi mantido por Parente. Empresários ouvidos pelo jornal dizem que ele é quem está recuperando a Petrobras, mas, por outro lado, ele já teria dito que não aceitaria o cargo se fosse convidado a assumir.
Continua depois da publicidade
Nos últimos dias, a paralisação nacional dos caminhoneiros ampliou a pressão política sobre Parente. O principal alvo era a política de preços da companhia sobre os combustíveis, com reajustes diários, conforme as flutuações do mercado internacional. Com a recente alta do petróleo e do dólar, os preços dispararam no Brasil e motivaram uma mobilização que durou onze dias e provocou problemas de abastecimento país afora.
Em uma série de vídeos, o agora ex-presidente Pedro Parente e executivos da empresa defenderam a estratégia de refino, formação de preço, endividamento e justificam os reajustes diários. No fato relevante divulgado nesta sexta, a Petrobras informou que a nomeação de um CEO interino será examinada pelo Conselho de Administração ao longo do dia.
Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear