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SÃO PAULO – O banco Santander (SANB11) revelou que sua operação de microcrédito, voltada a empreendedores de comunidades de menor renda, aumentou seu ritmo de expansão em 2011 ao revelar crescimento de R$ 186 milhões, 49% superior em relação ao avanço de 2010. Desta forma, o desembolso total foi de R$ 379 milhões, configurando uma alta de 30% na comparação anual.
No ano passado, houve um acréscimo de 8% na base de clientes do Santander, que contou com 151 mil clientes renovando seus financiamentos e outros 25 mil entrando na operação. Assim, a carteira do banco já conta com mais de 100 mil clientes ativos, com 70% desse total sendo mulheres. Os principais ramos para os quais o crédito é viabilizado são roupas, cosméticos e mercearia.
O ticket médio desses financiamentos ficou em R$ 1.800,00, com taxa de juros de 2% a 3,95% ao mês. Já a taxa de adimplência ficou em 96,6% no acumulado do ano anterior. Desde o início dessa operação, há nove anos, mais de R$ 1 bilhão já foram desembolsados.