Meirelles vê possível venda de controle do PanAmericano para pagamento ao FGC

Presidente do BC aponta cenário como plausível; segundo fontes, Caixa não estaria disposta a assumir controle da instituição

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Comentando o caso do Banco PanAmericano (BPNM4), Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, apontou a possibilidade da venda de controle do banco para pagamento da dívida com o FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Na última terça-feira (8), o banco recebeu um aporte de R$ 2,5 bilhões de seu acionista controlador, via FGC, após a descoberta de “inconsistências contábeis” no banco.

“O Grupo Silvio Santos entregou como garantia do empréstimo todo seu patrimônio empresarial. Então é plausível se imaginar que para viabilizar os recursos para o pagamento do empréstimo, que uma das medidas possa ser a venda de participação acionária no banco”, afirmou Meirelles a jornalistas após participar na Comissão Mista de Orçamento nesta quinta-feira (11).

Continua depois da publicidade

Planos da Caixa
O presidente do BC também acenou a possibilidade de a Caixa Econômica Federal gerir o PanAmericano com outro sócio. “A Caixa vai começar a executar seu plano de negócio juntamente com o sócio e, possivelmente com um novo sócio que entrar no lugar do sócio controlador, na medida em que ele teria que vender sua participação para pagar o FGC”.

De acordo com declarações de uma fonte que não quis se identificar à Reuters, a Caixa teria descartado colocar mais dinheiro no banco ou assumir o controle da instituição.