Marisa espera um bom 2012, mas curto prazo deve seguir pressionando a ação

Após queda nas vendas e alta da inadimplência, empresa planeja vender novos produtos e investir na reestruturação de pessoal

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SÃO PAULO – A Lojas Marisa (AMAR3) sediou na última segunda-feira (19) o encontro anual de investidores. Durante a reunião, foi divulgado um plano de eficiência para reduzir as despesas em R$ 52 milhões em 2012 e reforçada a perspectiva otimista para o longo prazo. Ainda assim, a companhia deve continuar impactada negativamente no curto prazo.

Segundo os executivos da varejista, a demanda continua desacelerada desde outubro, mesmo a poucos dias do Natal. A companhia projeta baixas vendas nas mesmas lojas durante o quarto trimestre deste ano, provavelmente menores do que as reportadas no trimestre anterior. A tendência, entretanto, abarcaria todo o setor de varejo.

A Marisa pretende terminar 2011 com 336 lojas. Neste momento, são negociadas as construções de 19 lojas para o próximo ano, enquanto no ano anterior cerca de 30 lojas já estavam contratadas. “Pudemos detectar uma tendência de desaceleração no futuro, o que pode levar a uma redução maior do ritmo de vendas”, afirmam os analistas Luis Cesta, Marco Richieri e Paulo Prado, da Votorantim Corretora.

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Curto prazo não preocupa executivos
O diretor da divisão financeira da Marisa, Arquimedes Salles, não está desconfortável com o aumento de 7% nos índices de inadimplência. Segundo ele, os principais indicadores para novembro e dezembro estão bastante saudáveis, mesmo que bastante acima de 2010. Apesar do aumento da inadimplência neste ano, o executivo mostrou otimismo e disse esperar que as taxas de inadimplência permaneçam entre 30% e 33% das receitas da divisão financeira.

No próximo ano, a companhia mostra uma tendência otimista, principalmente por conta dos novos produtos que serão vendidos nas lojas, como sapatos, além do foco em produtos mais lucrativos e na venda cruzada. Ao mesmo tempo, as novas lojas estarão maturando e trazendo resultados melhores. 

Em 2012, foco no controle das despesas
A empresa espera reduzir as despesas com vendas, gerais e administrativas por meio da reestruturação de pessoal e da análise e otimização de processos. “Dada a redução do consumo e das incertezas macroeconômicas, o foco no controle das despesas e a alavancagem pode se constituir em um novo drive de ganhos futuros”, diz a analista Juliana Rozembaum, da Itaú Corretora.