Leilão eletrônico da Petrobras vende 8,1 milhões de m3/dia de gás

Preços ficaram 51% menores do que a média negociada em contratos de longo prazo do gás nacional

Renato Rostás

Publicidade

SÃO PAULO – A Petrobras (PETR3, PETR4) vendeu 8,1 milhões de m3/dia de gás natural em leilão eletrônico realizado na última segunda-feira (25). Segundo a empresa, o volume negociado foi 4% maior do que na última oferta.

Em comunicado, a estatal afirma que os lances fecharam em um preço 51% menor do que a média dos contratos de longo prazo. Apesar de todas as 17 distribuidoras de gás do Brasil terem participado do leilão, apenas 64,8% do volume ofertado foi efetivamente comprado – no último leilão, essa proporção chegou aos 78%.

A alta observada na quantidade de gás oferecido pela Petrobras  25% a mais  é explicada, de acordo com a companhia, porque não há previsão de um aumento de uso da matriz energética pelas usinas termelétricas, já que os reservatórios das hidrelétricas se encontram em nível melhor do que o esperado.

Continua depois da publicidade

O leilão foi o 13º realizado pela Petrobras, e garantiu o fornecimento de gás para o período entre agosto e novembro deste ano. O volume negociado nessas ofertas vem do excedente não consumido das termelétricas brasileiras.