Foguete não tripulado da SpaceX explode quase 4 minutos após decolagem teste

Mesmo com a explosão, os funcionários da SpaceX comemoraram a façanha de tirar do solo a nave estelar totalmente integrada

Reuters

Espaçonave Starship da SpaceX no topo do foguete Super Heavy decola da plataforma de lançamento de Boca Chica, Texas
20/04/2023
REUTERS/Go Nakamura
Espaçonave Starship da SpaceX no topo do foguete Super Heavy decola da plataforma de lançamento de Boca Chica, Texas 20/04/2023 REUTERS/Go Nakamura

Publicidade

SÃO PAULO (Reuters) – A SpaceX lançou na quinta-feira seu foguete Starship pela primeira vez usando seu poderoso propulsor Super Heavy em um voo de teste não tripulado que terminou minutos depois com o veículo explodindo no céu.

O foguete de dois estágios decolou das instalações de teste a leste de Brownsville, no Texas, para o que a SpaceX esperava, na melhor das hipóteses, que seria um voo de estreia de 90 minutos para o espaço.

Um webcast ao vivo da SpaceX da decolagem mostrou o foguete subindo da torre de lançamento para o céu da manhã enquanto os motores de raptor do Super Heavy ganhavam vida em uma bola de chamas e nuvens ondulantes de exaustão e vapor d’água.

Continua depois da publicidade

Mas em menos de quatro minutos de vôo, a Starship de estágio superior não conseguiu se separar conforme projetado do Super Heavy de estágio inferior, e o veículo combinado foi visto virando antes de explodir.

No entanto, os funcionários da SpaceX no webcast comemoraram a façanha de tirar do solo a nave estelar totalmente integrada e o foguete de reforço para um lançamento limpo e consideraram o breve episódio um voo de teste bem-sucedido.

(Por Joe Skipper; redação e reportagem adicional de Steve Gorman)