BENGALURU, Índia (Reuters) – O bilionário Michael Bloomberg, proprietário da Bloomberg News, está interessado em adquirir a Dow Jones, controladora do Wall Street Journal, ou o Washington Post, publicou o site de notícias Axios nesta sexta-feira, citando uma fonte familiarizada com o assunto.
A Axios, citando a fonte, disse que Bloomberg está interessado em uma possível aquisição de qualquer uma das empresas, mas a Dow Jones seria um alvo preferencial.
A Dow Jones, controlada pela News Corp, publica o Wall Street Journal, Barron’s e MarketWatch. Segundo a Axios, Bloomberg considera a empresa mais adequada ao seu grupo de mídia, mas partiria para o Post se Jeff Bezos, fundador da Amazon estiver interessado em vender.
Bloomberg, Washington Post e Dow Jones não comentaram o assunto.
Em outubro, Rupert Murdoch iniciou um processo de reestruturação de seu império de mídia, para reunir News Corp e Fox quase uma década depois da separação das empresas. A proposta encontrou oposição dos acionistas, que consideraram que uma combinação por si só não destravaria o valor total da News Corp. Em vez disso, os acionistas sugeriram uma separação dos ativos digitais ou da Dow Jones como uma alternativa à fusão.
Craig Huber, analista de mídia da Huber Research Partners, disse que ficaria “chocado” se Murdoch vendesse o Wall Street Journal e que ele provavelmente disse a sua família para não vendê-lo também.
“O WSJ é um troféu para a família Murdoch”, disse ele, acrescentando que a especulação é provavelmente resultado de seu plano de reunir seu império de mídia.
(Por Nivedita Balu)