Publicidade
Android ou iOS? Os consumidores que estão acostumados a responder esta pergunta ao comprar um smartphone também precisarão pensar sobre isso ao adquirir outros produtos, como veículos. Google e Apple, duas das maiores big techs que já disputam o mercado de tecnologia embarcada nos pequenos aparelhos como telefones e computadores, preparam, agora, o tabuleiro para disputas no setor automotivos, formando parcerias com diversas montadoras.
A ideia das marcas é transportar seus sistemas operacionais para os automóveis de modo a torná-los verdadeiros smartphones sobre rodas. Parte desses esforços pode ser vista em aplicativos já em grande uso —como CarPlay e Android Auto— que permitem a sincronização do celular com o carro. Esse uso, contudo, ainda está restrito a um campo que está sendo chamado de infoentretenimento, uma junção entre informação e entretenimento que reúne tudo entre mapas de navegação e informações sobre o trânsito até streaming de música, filmes e séries durante o trajeto realizado dentro do carro.
De olho em uma digitalização ainda mais avançada nos automóveis, as duas marcas têm realizado movimentos arrojados. No caso do Google, o serviço Android Automotive já dá assistência durante a viagem —como controle de velocidade— e entrega uma série de dados do veículo e do percurso ao motorista.
Continua depois da publicidade
A empresa afirmou, via assessoria, que está trabalhando em conjunto com as montadoras para levar mais desse serviço ao mercado, especialmente na experiência de estacionamento dos veículos. “Android Automotive OS com o Google integrado tem atualizações emocionantes. Desde mais aplicativos de streaming de vídeo como Epix Now e Tubi até recursos futuros como navegação e elenco, há muito o que esperar”, destaca e informa ainda que o Android Auto lançará uma nova interface que vai ajudar a obter direções mais rapidamente, controlar mídias com mais facilidade e ter mais funcionalidades.
Do lado da Apple, a empresa trabalha em um projeto de sistema nativo capaz de não só espelhar, mas de se integrar a um smartphone de forma profunda. Apesar de ainda não ter sido lançado oficialmente, alguns analistas se arriscaram a dar nome hipotético para um possível novo produto da maçã: CarOS. Enquanto isso, a Apple anunciou uma atualização do CarPlay que trará um nível de customização e design sem precedentes para 2023. Entre os parceiros que devem usar a nova versão do CarPlay estão empresas como Audi, Ford, Honda, Jaguar, Mercedes, Nissan, Renault e Porsche.
Montadoras não estão paradas
Nem todas as fabricantes, porém, estão observando essa dinâmica de mercado passivamente: algumas estão trabalhando em seus próprios serviços embarcados. É o caso da VolvoCarOS, um projeto da marca sueca para seus modelos elétricos, que também podem atender a outros sistemas.
Continua depois da publicidade
Já a Stellantis, que controla 14 marcas de carros, fechou parceria com a Amazon no começo do ano. A companhia diz que a colaboração vai permitir “desenvolvimento de veículos, construção de experiências conectadas e treinamento da próxima geração de engenheiros de software automotivos”.
Para Kersten Heineke, da consultoria McKinsey, essa profusão de soluções deve continuar sendo a regra por alguns anos, já que uma única empresa ainda não é capaz de juntar todas as possibilidades em uma única proposta. “Há muitos sistemas críticos de segurança nos carros e muitos novos recursos -como entretenimento no painel e assistência de motorista cada vez mais sofisticada- para uma empresa fazer tudo, mesmo que essa empresa seja o Google, Apple ou Amazon”, afirmou ao jornal americano The Wall Street Journal.