BRICS terão listagem cruzada de derivativos nas bolsas a partir de 30 de março

Listagem dos principais índices de ações desses cinco países é o primeiro passo da aliança formada entre eles em outubro de 2011

Edilaine Felix

Publicidade

SÃO PAULO – A partir do dia 30 de março, as cinco bolsas dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) terão a listagem cruzada de derivativos dos seus principais índices de ações, por meio de plataformas de negociação. A parceria foi anunciada na última quarta-feira (14) durante a 37ª Conferência da FIA (Futures Industry Association), em Boca Raton, Estados Unidos.

Esse é o primeiro passo da da aliança anunciada entre os países do BRICS em outubro de 2011. As cinco bolsas são formadas por BM&FBovespa, do Brasil; Open Joint Stock Company MICEX-RTS, da Rússia; Bombay Stock Exchange (BSE) Limited, da Índia; Hong Kong Exchanges and Clearing Limited (HKEx), atuando como representante inicial da China; e Johannesburg Stock Exchange (JSE) Limited, da África do Sul.

De acordo com o comunicado, na primeira fase da aliança a listagem de derivativos dos principais índices de ações será de seus respectivos mercados nas plataformas de cada bolsa. Esses derivativos terão listagem cruzada, a serem oferecidos em moeda local durante o horário de operação de cada bolsa.

Continua depois da publicidade

Primeiro passo
Para o diretor presidente da BM&FBovespa, Edemir Pinto, esta aliança é bem-sucedida para os países BRICS e ” tem forte ligação com a estratégia da bolsa brasileira de criar parcerias globais destinadas a oferecer grande variedade de produtos para investidores ao redor do mundo”. O diretor destaca ainda que esta é a primeira iniciativa no mundo entre cinco bolsas mpara listagem cruzada de seus mais importantes índices de ações.