BNDES sinaliza nova prorrogação de empréstimo para OSX

"É uma empresa que pode ser solucionada, e dar tempo para que se tenham as soluções é uma estratégia sensata", afirmou o presidente do BNDES, Luciano Coutinho

Reuters

Publicidade

RIO DE JANEIRO – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sinalizou nesta quinta-feira a possibilidade de prorrogar mais uma vez o prazo de vencimento de um empréstimo para a OSX (OSXB3).

Neste mês, a OSX, empresa de construção naval do grupo EBX de Eike Batista, fechou acordo para prorrogar por um mês o um empréstimo de 518 milhões de reais.

“É uma empresa que pode ser solucionada, e dar tempo para que se tenham as soluções é uma estratégia sensata”, afirmou o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, a jornalistas.

Continua depois da publicidade

O receio dos investidores com a saúde financeira das companhias do grupo EBX disparou recentemente, em meio à derrocada da petroleira OGX, uma das principais clientes da OSX e que pediu recuperação judicial na véspera.

A OSX afirmou em comunicado à Reuters no início da semana que a diretoria da companhia não tem intenção de pedir recuperação judicial no momento.

CAPITALIZAÇÃO

Continua depois da publicidade

Segundo Coutinho, o BNDES está negociando com o Tesouro Nacional para obter uma nova capitalização e uma solução será dada “em breve”.

Neste ano, o Tesouro já capitalizou o banco com 17 bilhões de reais.

Em setembro, fontes disseram à Reuters que o BNDES pediu outro repasse de 20 bilhões de reais para garantir desembolsos de cerca de 190 bilhões de reais este ano e para recursos para o início de 2014.

Continua depois da publicidade

Segundo Coutinho, em setembro o banco manteve o patamar mensal de empréstimos de 15 bilhões de reais.