Publicidade
Bloomberg – A comissão de saúde da China disse que uma combinação de patógenos está causando um aumento nas infecções respiratórias agudas em todo o país, e reiterou comentários para amenizar as preocupações de que um novo vírus possa ser a fonte.
A gripe é uma das principais causas do aumento de casos, disse o porta-voz da Comissão Nacional de Saúde, Mi Feng, em coletiva de imprensa no domingo. Também circulam rinovírus, micoplasma pneumoniae e vírus sincicial respiratório, disse ele. O país deve garantir o fornecimento de medicamentos e abrir mais áreas para tratamento médico, disse Feng.
Surtos de doenças respiratórias têm atingido as crianças de forma particularmente forte e fazem com que pais ansiosos às vezes esperem horas para que seus filhos consultem um médico. O Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças e o Hospital Infantil de Pequim disseram à Organização Mundial da Saúde, na quinta-feira, que houve aumentos nas consultas ambulatoriais e nas hospitalizações, mas até agora as fontes das doenças são todas germes conhecidos.
Continua depois da publicidade
Os detalhes surgiram depois que a OMS solicitou mais informações à China sobre a situação, após um relatório sobre pneumonia não diagnosticada em hospitais infantis em Pequim, na cidade de Liaoning e outras localidades. O grupo afirmou que embora o nível de doenças seja elevado nesta época do ano, não é incomum que o inverno traga doenças respiratórias. Eles aconselharam as pessoas a tomarem precauções básicas para reduzir o risco e disseram que não há necessidade de quaisquer restrições de viagem com base na situação atual.
Os médicos alertam há semanas sobre um provável aumento nos casos de “pneumonia ambulante” e a mídia local chinesa relatou um aumento constante nas infecções por micoplasma entre crianças do jardim de infância e da escola primária. Embora o germe tenda a causar apenas resfriados leves em crianças mais velhas e adultos com sistema imunológico robusto, as crianças mais novas são propensas a desenvolver pneumonia – com sintomas que duram semanas.