Após pressão de Trump, deputado Tom Emmer desiste de disputar presidência da Câmara dos EUA

Indicação do representante de Minnesota durou apenas quatro horas; alas conservadora e moderada do partido não conseguem se entender

Roberto de Lira

Publicidade

Após a pressão da ala mais radical do Partido Republicano, encabeçada pelo ex-presidente Donald Trump, o líder da maioria na Câmara dos Estados Unidos, Tom Emmer, retirou sua candidatura à presidência da Casa. Ele é o terceiro candidato a desistir da disputa após não conseguir os 217 votos necessários para ganhar o cargo de “speaker”. A Câmara já está sem líder há três semanas, após a destituição de Kevin McCarthy.

A nomeação de Emmer, de Minnesota,  durou apenas quatro horas, bem menos tempo que as indicações de  Jim Jordan (Ohio), que saiu da disputa após perder três votações, e de Steve Scalise (Louisiana), o primeiro nome a desagradar aos conservadores do partido.

Segundo o site Politico, três deputados que Emmer derrotou numa reunião interna nesta terça-feira ainda devem tentar a indicação: Mike Johnson (também da Louisiana), Kevin Hern (Oklahoma) e Byron Donalds (Flórida). O nome pode sair de uma reunião marcada para o final desta tarde.

Continua depois da publicidade

O escolhido precisará submeter seu nome ao plenário da Casa e precisará de, no mínimo, 217 votos para conseguir o cargo.