TV de plasma: tome cuidado para não transformar seu sonho em pesadelo!

Em primeiro lugar, saiba que este tipo de televisor nunca terá exatamente a mesma imagem que você vê nas lojas

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Passada a euforia da compra da TV de plasma, causada pela Copa do Mundo e por promoções inusitadas, alguns consumidores tiveram problemas com o aparelho, que não funcionou da mesma maneira que na loja.

Isso porque, de acordo com o presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), José Geraldo Tardin, é preciso observar alguns detalhes na hora da compra, para que sua TV de plasma não se transforme em uma enorme dor de cabeça.

Fique atento!

Os primeiros problemas a aparecer são as restrições técnicas dos aparelhos, que não são informados pelos fornecedores na hora da venda dos televisores de plasma. Por isso, pergunte bastante e tire todas as suas dúvidas antes de comprar.

Continua depois da publicidade

Lembre-se ainda que a TV de plasma nunca terá a mesma imagem que você vê nas lojas e que ela tem tecnologia para exibir com perfeição somente quanto o sinal é digital (em canal aberto ou fechado sem transmissão digital, a imagem é granulada e de péssima qualidade).

Além disso, como este tipo de televisor tem formato retangular e a maioria da programação é quadrada, o consumidor terá duas tarjas pretas do lado da imagem. No entanto, depois de cerca de duas horas, a mancha na tela será definitiva, por causa do efeito burn in.

“O pior é que os novos modelos de TV de plasma não trazem informação sobre algum recurso anti-burn in no manual de garantia e funcionamento”, argumenta o presidente do Ibedec.