Publicidade
SÃO PAULO – Das categorias de seguros, o de automóvel é o mais contratado pelos brasileiros. Segundo pesquisa realizada pela Ernst & Young, lider global de seguros, entre os produtos mais consumidos o seguro de automóvel lidera o ranking, com 53% de comercialização.
Em seguida aparecem o Seguro de Vida, com 52%, Seguro de Saúde, com 32% e o Seguro Funerário, com 30%. Já entre os menos contratados, estão o Seguro contra Acidentes, com 27% e o Seguro Previdência, com 23%.
A pesquisa também mostra que o aumento das exigências e o acesso às tecnologias estão fazendo com que a indústria de seguros se preocupem mais com cliente, que passou a ser mais seletivo.
Continua depois da publicidade
Falta de comunicação faz com que as seguradoras percam o cliente
A pesquisa ainda mostra que os consumidores têm grandes expectativas com os serviços, no entanto, a falta de comunicação com seus provedores é pouco produtiva. Para o consumidor as seguradoras tendem a falhar no atendimento e fidelização do cliente.
Cerca de 75% dos consumidores, de maneira global, relatam a falta de contato com os provedores como o maior ofensor no momento de renovar o seguro de bens patrimoniais.
A falta de comunicação também foi o maior ofensor na hora da fidelização dos consumidores de apólices de Seguro Vida e Previdência. No entanto, essa percepção pode variar de acordo com a região.
Continua depois da publicidade
Na Ásia, por exemplo, 46% dos consumidores disseram que as seguradoras se esforçaram o suficiente para mantê-los, já na Europa o número cai para 30% e nas Américas, para 24%.