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SÃO PAULO – O número de queixas contra os bancos cresceu 16,5% no oitavo mês do ano, frente a agosto de 2006, revela o “Ranking de Instituições mais Reclamadas” divulgado pelo Banco Central na última quarta-feira (3). Novamente, o atendimento liderou as reclamações.
Considerando as onze instituições financeiras com mais de um milhão de clientes, o total de queixas atingiu 2.922 casos em agosto de 2007, contra 2.509 um ano antes. Frente a julho, quando foram registrados 3.140 casos, houve queda de 6,95%.
Caixa Econômica líder
No oitavo mês deste ano, a liderança do ranking ficou com a Caixa Econômica Federal, cujo índice de reclamações foi de 4,12 a cada 100 mil pessoas.
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Na seqüência, vieram o Santander, HSBC, Nossa Caixa e Itaú. Na tabela abaixo, é possível verificar o índice de reclamações de agosto de 2006, julho e agosto deste ano para os cinco primeiros colocados e a principal reclamação:
Instituição | Índice* Agosto 2006 | Índice Julho 2007 | Índice Agosto 2007 | Principal reclamação |
Caixa Econômica Federal | – | – | 4,12 | prazos não cumpridos (45,57%) |
Santander | 6,93 | 4,03 | 3,27 | atendimento (36,12%) |
HSBC | – | 3,98 | 2,82 | atendimento (32,4%) |
Nossa Caixa | 4,55 | 3,28 | 2,11 | fornecimento de documentos (27,72%) |
Itaú | 2,08 | – | 2,02 | atendimento (31,66%) |
(*) Calculado como sendo o número de reclamações válidas dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000.
Fonte: Banco Central
Além dos bancos acima, outras seis instituições financeiras estão entre as mais reclamadas do mês de agosto: Unibanco, Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco, ABN Amro e Banco IBI.
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BC não tem autoridade para punir
Apesar de funcionar como regulador do setor, o Banco Central não tem autoridade para punir os bancos que lideram o ranking de reclamações.
Desta forma, no caso de ocorrências mais graves, o BC apenas abre um processo administrativo contra as instituições, procedimento que dura cerca de seis meses.