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O volume de viagens deve continuar forte em 2023, alavancando também o interesse do consumidor pelo seguro-viagem. Entre 2019 e 2022, a intenção de compra de bilhetes passou de 21% para 55%, segundo dados levantados pelo Customer Lab, incubadora de inteligência de consumo da Allianz Partners, em países como Bélgica, França, Alemanha, Itália e Reino Unido. O levantamento considera as viagens internacionais e foram apresentados aos participantes do evento anual Global Travel Summit, realizado pelo grupo empresarial recentemente.
A avaliação é que a alta demanda é acompanhada por um aumento significativo nas expectativas dos clientes em relação às suas seguradoras, incluindo o tratamento mais oportuno dos sinistros e maior capacidade de resposta. Além disso, embora a demanda continue muito forte, o fim do crédito barato e as grandes pressões sobre o custo de vida podem afetar os planos dos viajantes, especialmente quando se trata de gastos discricionários durante as férias.
“O aumento das viagens de lazer coincidiu com a alta inflação – especialmente para transporte, alimentação e entretenimento. Avanços rápidos em tecnologia e IA [inteligência artificial] estão ocorrendo mesmo quando os clientes dão mais ênfase ao suporte individual durante momentos críticos. Acrescente à mistura a mudança climática, a escassez de mão de obra no setor de viagens e a volatilidade geopolítica, e 2023 está se preparando para ser um ano muito complexo”, observa Joe Mason, diretor de Marketing e Viagens do Grupo Allianz Partners.
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A companhia listou 4 tendências que devem moldar o seguro-viagem em 2023
- Foco em plataformas e tecnologia: as plataformas digitais são uma parte vital do futuro do setor de seguros, com o potencial de aumentar a escala, reduzir custos e melhorar a experiência do cliente;
- Importância do contato humano: tão importante quanto a tecnologia digital de ponta é a capacidade de oferecer serviços altamente pessoais e individualizados ao lidar com situações complexas e delicadas, especialmente emergências médicas;
- Empoderamento na construção de marcas fortes: marcas mais fortes buscam “capacitar” em vez de “interromper” seus clientes;
- Sustentabilidade como prioridade: a preocupação do público com “o que posso fazer para proteger o meio ambiente?” aumentou de 57% em 2020 para 72% em 2022, conforme analistas de tendências globais de consumo da Foresight Factory.
Para os interessados em viajar em 2023, é importante ficar atento a algumas dicas essenciais para contratar um seguro adequado ao perfil da viagem e evitar perrengues no exterior:
- Saiba exatamente para onde você está indo e se o país exige algum seguro específico para entrar: as nações que integram o tratado de Schengen pedem cobertura mínima de 30 mil euros, por exemplo;
- Pesquise os riscos aos quais você estará exposto durante a estadia: se vai praticar algum esporte ou realizar alguma atividade específica;
- Avalie quanto custaria um atendimento médico ou outras despesas, como exames e medicamentos;
- Preste sempre atenção em incluir na apólice todo o percurso que será feito na viagem, para contemplar eventual atendimento em todas as cidades visitadas.