Pesquisa mostra que bancos ‘deixam a desejar’ na relação com consumidores

Para Idec, há divergência entre diálogo e prática sustentáveis; instituições não forneceram dados de reajuste de tarifas

Flávia Furlan Nunes

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SÃO PAULO – As ações sustentáveis dos bancos brasileiros com relação aos consumidores ainda deixam muito a desejar. Segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (13) pelo Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), em uma escala de zero a cinco, dentre as oito instituições financeiras analisadas, a nota máxima alcançada foi apenas 2,33, considerada “ruim”.

Na análise de três quesitos que abrangem responsabilidade social, ambiental e ética – relação com consumidores, produtos e serviços e concessão de crédito, a instituição melhor colocada foi o Banco do Brasil, com nota 2,33 (ruim). Em seguida, vieram ABN Amro, Bradesco e CEF, com nota 2, também ruim.

Itaú, HSBC, Santander e Unibanco vieram na seqüência, empatados com avaliação 1,33, conceito péssimo.

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Cada quesito

De acordo com a pesquisa, quando o assunto é o consumidor, os bancos tiveram as piores avaliações. “Isso se deveu fundamentalmente ao fato de a pesquisa de campo verificar divergências entre o discurso e a prática, o que, segundo os critérios adotados, coloca a instituição abaixo do regular”, diz o texto.

Na relação banco/consumidor, o BB apresentou dados detalhados de reclamações, o que mostra monitoramento dos eventos. As demais instituições citaram apenas alguns assuntos reclamados, menos diversos do que os verificados pelo Banco Central. O melhor colocado foi o BB, com 3 pontos, seguido de ABN Amro, Bradesco, Itaú, CEF e HSBC, com 2 pontos, e Santander e Unibanco, com 1 ponto.

No quesito produtos e serviços, nenhuma instituição precisou com clareza as políticas de reajuste de tarifas. A nota mais alta foi da CEF, com 3 pontos, seguida de ABN Amro, Bradesco, BB e Santander, com 2 pontos. Itaú, HSBC e Unibanco tiveram 1 ponto. No item concessão de crédito, o objetivo era verificar se os bancos mostravam indício de uma política responsável. A nota mais alta foi 2 (ABN Amro, Bradesco, BB e Unibanco). O restante ficou com nota 1.

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Ranking geral

A pesquisa ainda avaliou critérios como a relação com os trabalhadores, quando o Itaú apresentou melhor posição, com 3,25 pontos. A pesquisa abordou também o tema meio ambiente, item em que ABN Amro teve a melhor posição (3,50 pontos). Veja, na tabela abaixo, que mostra os pontos em cada quesito e a nota final:

Banco Trabalhadores Meio Ambiente Consumidores Nota final
ABN Amro 3,00 3,50 2,00 2,75
Bradesco 3,00 3,00 2,00 2,60
Itaú 3,25 3,00 1,33 2,41
Banco do Brasil 2,25 2,00 2,33 2,21
CEF 2,25 1,50 2,00 1,93
HSBC 2,00 2,00 1,33 1,73
Santander 2,25 1,00 1,33 1,51
Unibanco 1,75 1,50 1,33 1,51

Fonte: Idec