Ministério da Justiça arquiva processos sobre consignado contra Caixa, Bradesco, Banrisul e Olé

Instituições eram investigadas por supostas práticas abusivas, mas falta de provas forçou encerramento da apuração

Estadão Conteúdo

Publicidade

A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon), resolveu arquivar processos abertos em 2019 contra Caixa, Banrisul, Banco Bradesco, Banco Bradesco Financiamento e Banco Olé Bonsucesso Consignado para investigar supostas práticas abusivas na oferta e na concessão de empréstimos consignados pelas instituições.

Na ação, os bancos também foram acusados de vazamento de dados e abordagem por telefone a consumidores. Os despachos com a decisão pelo arquivamento estão publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (2).

O órgão informou que o arquivamento decorre da “inexistência de prova da infração no abuso na oferta e na violação de dados pessoais por parte da instituição financeira” e “ausência de materialidade do fato e exaurimento de finalidade”.

Continua depois da publicidade

“Considerando que este processo administrativo teve início no ano de 2019 e, nele, não foi produzida robustez probatória acerca das condutas investigadas no sentido de amparar a aplicação de sanções por infrações à legislação protetiva do consumidor, (…) determino o arquivamento do presente feito”, citam os despachos, acrescentando ainda a determinação de realização de análise de monitoramento de mercado referente a demandas e reclamações de consumidores de crédito consignado.