INSS começa a pagar 2ª parcela do 13º salário a quem recebe mais que 1 salário mínimo

É o 3º ano consecutivo que aposentados e pensionistas receberão o benefício antes do habitual; calendário de pagamento vai até 7 de junho

Equipe InfoMoney

Calendário de pagamento dos benefícios do INSS
Calendário de pagamento dos benefícios do INSS

Publicidade

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham mais de um salário mínimo começaram a receber nesta quarta-feira (1º) a segunda parcela do 13º salário, cujo pagamento foi antecipado pelo terceiro ano consecutivo.

Quem ganha até um salário mínimo (R$ 1.212) começou a receber a segunda parcela do 13º na quarta-feira passada, 25 de maio. O prazo de pagamento acompanha as aposentadorias e pensões do mês e vai até esta sexta-feira (6), independentemente do valor do benefício (veja abaixo os calendários completos).

Leia também:

Continua depois da publicidade

Mais de 31 milhões de brasileiros estão recebendo o 13º entre abril e junho. Até 2019, o benefício era pago em agosto e em dezembro (em 2020 e 2021 ele também foi antecipado devido à pandemia do novo coronavírus).

Como consultar a data do pagamento

Aposentados e pensionistas podem consultar o extrato com os valores e as datas de pagamento do 13º salário, independentemente de receber o benefício hoje ou não. A consulta pode ser feita tanto pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets, quanto pelo site gov.br/meuinss.

Quem não tiver acesso à internet pode consultar pelo telefone 135. É preciso informar o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Continua depois da publicidade

Quem tem direito ao 13º do INSS

O segurado que passou a receber a aposentadoria depois de janeiro deste ano receberá o valor proporcional, a partir do início do pagamento.

Quem recebe benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito ao benefício, calculado proporcional à duração do benefício.

Já as famílias com direito ao Auxílio Brasil ou outro tipo de benefício assistencial, por lei não têm direito ao décimo terceiro salário.

Continua depois da publicidade

Veja abaixo o calendário de pagamento do 13º salário:

Para quem recebe até 1 salário mínimo:

Final do NIS 1ª parcela 2ª parcela
1 25 de abril 25 de maio
2 26 de abril 26 de maio
3 27 de abril 27 de maio
4 28 de abril 30 de maio
5 29 de abril 31 de maio
6 2 de maio 1º de junho
7 3 de maio 2 de junho
8 4 de maio 3 de junho
9 5 de maio 6 de junho
0 6 de maio 7 de junho

Para quem recebe mais de 1 salário mínimo:

Continua depois da publicidade

Final do NIS 1ª parcela 2ª parcela
1 e 6 2 de maio 1º de junho
2 e 7 3 de maio 2 de junho
3 e 8 4 de maio 3 de junho
4 e 9 5 de maio 6 de junho
5 e 0 6 de maio 7 de junho

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!

LEIA MAIS