Em 2009, inadimplência do brasileiro está maior em bancos

Dos débitos incluídos em 2009 em cadastro de inadimplência, mais de um terço dizia respeito a essas instituições

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Quando o assunto é a inadimplência, o problema dos brasileiros está mais focado nos bancos, segundo pesquisa realizada pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

Dos débitos incluídos em 2009 em cadastro de inadimplência da associação, o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), mais de um terço dizia respeito aos bancos. Além disso, quando analisados os débitos ativos, 27% correspondiam a essas instituições financeiras.

Em relação à cidade de São Paulo, 40% das consultas realizadas ao SCPC são feitas por bancos, conforme mostraram os dados.

Continua depois da publicidade

Inadimplência

Dos débitos incluídos em 2009 no cadastro de inadimplência, 17% foram contraídos nas financeiras, proporção acima da verificada no pequeno varejo (15%), em serviços (13%), no varejo mole* (11%), no varejo duro* e nas teles (4%) e nos cartórios (2%).

Sobre os débitos ativos, 18% correspondiam ao pequeno varejo, que está à frente de financeiras (12%), varejo mole (11%), varejo duro (10%), serviços (8%), cartórios e teles (7%).

Na cidade de São Paulo, das consultas realizadas este ano, além das instituições bancárias, aparecem o pequeno varejo (21%), as financeiras (15%), os serviços (9%), o varejo mole (8%), o varejo duro (6%) e as teles (1%).

Continua depois da publicidade

*Varejo mole é de bens semiduráveis (roupas, calçados e etc.), enquanto o varejo duro é de bens duráveis (carros, eletrodomésticos e etc.)